A Microsoft está a fazer um forte investimento na Cortana e em breve a assistente deverá ficar ainda mais ‘omnipresente’ - na versão desktop a ferramenta vai ‘flutuar’ entre aplicações, dando informações contextuais ao utilizador.

Quer isto dizer que não será necessário ativar a Cortana para executar uma determinada tarefa, o próprio sistema será mais pró-ativo. Quem avança com a informação é o The Verge, citando fontes próximas do processo de desenvolvimento.

A publicação norte-americana dá como exemplo a Cortana na aplicação Office 365. A assistente conseguirá, alegadamente, dizer ao utilizador quem também está a editar o documento.

E para os que automaticamente se lembraram do mal-amado Clippy, o The Verge escreve ainda que a Cortana funcionará nestes casos mais como uma ferramenta de pesquisa do que como um sistema de dúvidas e dicas.

No que diz respeito ao mercado dos smartphones, onde a Cortana surgiu em primeiro lugar, a Microsoft terá dois grande objetivos. Um deles passa por dar à assistente virtual uma funcionalidade semelhante ao Now on Tap do Android Marshmallow - se receber uma determinada mensagem, por exemplo, basta chamar a Cortana que ela sugere pesquisas e informações relacionadas com o conteúdo dessa mensagem.

O outro objetivo passa por tornar a Cortana num elemento de ligação entre smartphones - de qualquer sistema operativo - e computadores Windows. Isto é, através da aplicação seria possível responder no PC a um SMS recebido no smartphone iOS, por exemplo.

As novidades sobre a Cortana chegam justamente numa altura em que a Microsoft disponibilizou a sua assistente para os sistemas operativos móveis rivais: Android e iOS.

Recorda-se que a Cortana ainda não está disponível em português europeu, apesar de uma boa parte do sistema de linguagem da assistente ser desenvolvido em Portugal.