A Microsoft está a fazer um forte investimento na Cortana e em breve a assistente deverá ficar ainda mais ‘omnipresente’ - na versão desktop a ferramenta vai ‘flutuar’ entre aplicações, dando informações contextuais ao utilizador.

Quer isto dizer que não será necessário ativar a Cortana para executar uma determinada tarefa, o próprio sistema será mais pró-ativo. Quem avança com a informação é o The Verge, citando fontes próximas do processo de desenvolvimento.

A publicação norte-americana dá como exemplo a Cortana na aplicação Office 365. A assistente conseguirá, alegadamente, dizer ao utilizador quem também está a editar o documento.

E para os que automaticamente se lembraram do mal-amado Clippy, o The Verge escreve ainda que a Cortana funcionará nestes casos mais como uma ferramenta de pesquisa do que como um sistema de dúvidas e dicas.

No que diz respeito ao mercado dos smartphones, onde a Cortana surgiu em primeiro lugar, a Microsoft terá dois grande objetivos. Um deles passa por dar à assistente virtual uma funcionalidade semelhante ao Now on Tap do Android Marshmallow - se receber uma determinada mensagem, por exemplo, basta chamar a Cortana que ela sugere pesquisas e informações relacionadas com o conteúdo dessa mensagem.

O outro objetivo passa por tornar a Cortana num elemento de ligação entre smartphones - de qualquer sistema operativo - e computadores Windows. Isto é, através da aplicação seria possível responder no PC a um SMS recebido no smartphone iOS, por exemplo.

As novidades sobre a Cortana chegam justamente numa altura em que a Microsoft disponibilizou a sua assistente para os sistemas operativos móveis rivais: Android e iOS.

Recorda-se que a Cortana ainda não está disponível em português europeu, apesar de uma boa parte do sistema de linguagem da assistente ser desenvolvido em Portugal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.