Ainda se lembra do Aibo da Sony? Em 2018, o cão robótico da gigante nipónica, originalmente apresentado no final dos anos 90, ganhou uma versão mais moderna e com tecnologia de inteligência artificial. Agora, a empresa lança um novo programa concebido para dar uma nova vida aos cães-robot mais “velhinhos”.

O programa, lançado no Japão, foi concebido para utilizadores que desejam doar os seus Aibos que ainda estejam em boas condições ou, então, para quem tem um cão-robot que entretanto já não funciona.

Clique nas imagens para recordar o Aibo da Sony 

De acordo com a Sony, os cães-robot doados serão testados e reparados antes de partirem para novos lares. Os Aibos serão depois entregues a instituições, por exemplo, na área da saúde ou lares de idosos, onde vão passar a funcionar como animais de estimação e de apoio emocional para quem mais precisa.

Veja o vídeo 

Recorde-se que a mais recente versão do Aibo, anunciada em 2017 e apresentada durante a edição de 2018 da CES, combinava robótica com um sistema de IA ligado à Cloud, além de sensores de imagem avançados que dão ao robot a capacidade de aprender e reconhecer caras.

Robot Aibo vai chegar aos EUA mas preço não será o “melhor amigo do Homem”
Robot Aibo vai chegar aos EUA mas preço não será o “melhor amigo do Homem”
Ver artigo

Graças a esta combinação de tecnologias, o Aibo era também capaz de aprender novos truques, de procurar pelo seu dono quando precisa ou até de desenvolver uma personalidade própria.

Quando foi lançado nos Estados Unidos, o Aibo, que incluía acessórios e brinquedos, contava com um preço de 2.899 dólares, que dava também acesso por três anos ao pacote AI Cloud Plan, que permitia carregar experiências do cão-robot para um banco de dados.