Anunciado em 2017 e apresentado durante a CES 2018, o modelo renovado do robot de entretenimento da Sony combina a robótica de ponta com um novo mecanismo de inteligência artificial (IA) ligado à nuvem e sensores de imagem avançados, dando ao Aibo a capacidade de aprender e reconhecer caras.

A tecnológica afirma que, através das interações quotidianas com os proprietários, o robot é capaz de aprender novos truques, de procurar ativamente o seu dono e de desenvolver a sua própria personalidade, tornando cada Aibo em uma versão única.

“Este é realmente um produto único concebido para se ligar aos seus proprietários a um nível emocional", disse Mike Fasulo, presidente e diretor de operações da Sony Electronics North America, explicando que "a personalidade, o seu comportamento de "cão bebé" e a capacidade de interagir de forma inteligente com os membros da família ajudam o Aibo a criar um vínculo pessoal”.

Por 2.899 dólares, os consumidores também têm direito a três anos do pacote AI Cloud Plan, o qual permite o carregamento das experiências do Aibo para um banco de dados. Com essas informações, é possível criar um perfil capaz de aproximar os donos do seu animal de estimação eletrónico.

Por fim, o Aibo também traz um conjunto de acessórios e brinquedos, como o “Aibone”, uma bola e uma coleira personalizada.