À primeira vista, o HR BANK parece apenas uma bicicleta estática com um design moderno. Na verdade, este equipamento é uma espécie de power bank em ponto grande e quer ajudar a impulsionar o uso de energias renováveis por toda a União Europeia.

Desenvolvido pela Tukas EV, vinda da Lituânia, o HR BANK foi concebido para armazenar energia cinética, gerada pelo pedalar da bicicleta, mas também outras energias verdes, como solar ou até eólica, explica a empresa.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

No interior há uma bateria integrada de 2 kWh, cuja eletricidade gerada pode ser usada para dar mais energia a uma variedade de equipamentos, de computadores a eletrodomésticos.

De acordo com informação avançada pela empresa, em média, uma pessoa consegue gerar entre 50 a 300 W/h de eletricidade a pedalar. Tendo em conta esse valor, 15 minutos a pedalar são suficientes para carregar um smartphone, afirma a Tukas EV. Com uma hora, a bateria de um portátil fica carregada e, para os mais ambiciosos, duas horas dão energia suficiente a um forno elétrico para cozinhar uma tarte.

O aspecto do HR BANK pode ser personalizado consoante as necessidades dos utilizadores, sendo possível transformá-lo também numa secretária que dá mais energia ao computador e outros gadgets, ao estilo da Bike Desk eKinekt BD 3 que a Acer revelou no início deste ano.

Não tem bateria no portátil ou smartphone? Então é hora de pedalar nesta bicicleta/secretária
Não tem bateria no portátil ou smartphone? Então é hora de pedalar nesta bicicleta/secretária
Ver artigo

A empresa explica em comunicado que, nos últimos anos, aumentaram as preocupações acerca do impacto das alterações climáticas. Na União Europeia, o Green Deal, ou Pact Ecológico Europeu, traz um conjunto de iniciativas com o objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050.

O aumento significativo no uso de energias renováveis é visto como um elemento crucial para o sucesso do Green Deal. No entanto, há desafios na adoção de energias verdes e a mudança não acontece ao ritmo desejado.

Soluções como o HR BANK podem ajudar a acelerar a transição energética nos lares, defende a Tukas EV, sendo complementadas pelas que já existem, como os painéis solares domésticos.

O HR Bank vai estar disponível, em duas modalidades com especificações diferentes, nos países da União Europeia, assim como na Noruega e Reino Unido, a partir do primeiro trimestre de 2024. As pré-encomendas já estão abertas no website da Tukas EV, com preços a começarem nos 2.557 euros.