Diablo IV já se encontra nas lojas desde terça-feira, de forma oficial, mas os jogadores que optaram por adquirir a versão Deluxe Digital puderam entrar um pouco mais cedo nos servidores, no dia 2 de junho. Além do acesso antecipado ao jogo, esta versão garantiu ainda alguns bónus digitais para os fãs da saga.

O certo é que segundo números publicados pela Blizzard, o jogo estabeleceu um recorde absoluto no historia do estúdio com mais de 30 anos. Em apenas quatro dias, correspondentes ao acesso antecipado, a Blizzard diz que este se tornou o seu jogo que mais rapidamente vendeu e o que mais vendeu durante os pré-lançamento. A empresa não referiu os números de vendas, provavelmente aguardando o somatório com o início oficial da chegada às lojas, no dia 6, mas brincou com os seus dados internos.

Durante o acesso antecipado, os jogadores somaram um total de 93 milhões de horas, ou seja, 10.000 anos somados de jogo, “o equivalente a jogarem 24 horas por dia desde o início da civilização humana”, brinca o estúdio.

Um mundo mais negro e expandido para explorar

Desde que foi lançado o jogo tem somado críticas muito positivas e muitos dos fãs elogiaram o estúdio por adicionar muitos dos elementos de Diablo 2, que tinham ficado de fora no anterior capítulo, nomeadamente a árvore de talentos das personagens. O tom negro que caracteriza a série também está de regresso, depois de um terceiro mais “colorido”.

Veja na galeria imagens de Diablo IV

Para o novo jogo a Blizzard optou por oferecer o mundo de Sanctuary totalmente aberto à exploração, ao contrário dos jogos anteriores que eram compostos por hubs interligados. Esta abordagem obriga a jogar permanentemente online, num formato mais próximo de um MMO. Os elementos de “game as a service” estão também mais vincados, com vários elementos cosméticos à venda na sua loja digital e a estreia em breve de um passe de temporada, semelhante a jogos como Fortnite, por exemplo.

Sendo um mundo mais vasto para explorar, uma das novidades é a possibilidade de os jogadores desbloquearem o cavalo, tornando-se mais rápido aos jogadores de percorrerem as diversas áreas do jogo. É possível ver outros jogadores nas cidades e na exploração do mapa, podendo unir forças temporárias para explorar as dungeons ou enfrentar os chamados World Bosses, aberrações que requerem o esforço de vários jogadores para o derrubar.

Comissão Europeia aprova compra da Activision pela Microsoft
Comissão Europeia aprova compra da Activision pela Microsoft
Ver artigo

Tal como nos títulos anteriores, os jogadores vão poder escolher diferentes classes de personagens, como um bárbaro, assassino, feiticeiro, druida e necromante, cada um com um leque de poderes e habilidades. As árvores de habilidades são igualmente distintas, garantindo que cada jogador tenha uma experiência única a defrontar as forças demoníacas sob a liderança de Lilith, a principal vilã deste quarto capítulo. Pelo meio há muitas histórias para experienciar, missões dadas pelos habitantes para finalizar e masmorras para concluir, sempre com um boss no final para enfrentar.

Diablo IV

Obviamente que encontrar novas armas e peças de armadura continua a ser um dos pontos fortes da aventura, entre as espadas ou arcos lendários ou itens que são únicos. Aperfeiçoar as suas estatísticas e aumentar o nível de eficácia das mesmas são outros pontos a considerar para conseguir obter o alinhamento perfeito da classe.

Diablo IV já está à venda para o PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X, garantindo não apenas a compatibilidade cross-platform, que garante aos jogadores dos diferentes sistemas juntarem forças; como também progressão cruzada, para jogadores que tenham mais que uma versão do jogo em diferentes plataformas. Nas consolas podem jogar dois jogadores no mesmo ecrã.