Diablo IV já se encontra nas lojas desde terça-feira, de forma oficial, mas os jogadores que optaram por adquirir a versão Deluxe Digital puderam entrar um pouco mais cedo nos servidores, no dia 2 de junho. Além do acesso antecipado ao jogo, esta versão garantiu ainda alguns bónus digitais para os fãs da saga.
O certo é que segundo números publicados pela Blizzard, o jogo estabeleceu um recorde absoluto no historia do estúdio com mais de 30 anos. Em apenas quatro dias, correspondentes ao acesso antecipado, a Blizzard diz que este se tornou o seu jogo que mais rapidamente vendeu e o que mais vendeu durante os pré-lançamento. A empresa não referiu os números de vendas, provavelmente aguardando o somatório com o início oficial da chegada às lojas, no dia 6, mas brincou com os seus dados internos.
Durante o acesso antecipado, os jogadores somaram um total de 93 milhões de horas, ou seja, 10.000 anos somados de jogo, “o equivalente a jogarem 24 horas por dia desde o início da civilização humana”, brinca o estúdio.
Um mundo mais negro e expandido para explorar
Desde que foi lançado o jogo tem somado críticas muito positivas e muitos dos fãs elogiaram o estúdio por adicionar muitos dos elementos de Diablo 2, que tinham ficado de fora no anterior capítulo, nomeadamente a árvore de talentos das personagens. O tom negro que caracteriza a série também está de regresso, depois de um terceiro mais “colorido”.
Veja na galeria imagens de Diablo IV
Para o novo jogo a Blizzard optou por oferecer o mundo de Sanctuary totalmente aberto à exploração, ao contrário dos jogos anteriores que eram compostos por hubs interligados. Esta abordagem obriga a jogar permanentemente online, num formato mais próximo de um MMO. Os elementos de “game as a service” estão também mais vincados, com vários elementos cosméticos à venda na sua loja digital e a estreia em breve de um passe de temporada, semelhante a jogos como Fortnite, por exemplo.
Sendo um mundo mais vasto para explorar, uma das novidades é a possibilidade de os jogadores desbloquearem o cavalo, tornando-se mais rápido aos jogadores de percorrerem as diversas áreas do jogo. É possível ver outros jogadores nas cidades e na exploração do mapa, podendo unir forças temporárias para explorar as dungeons ou enfrentar os chamados World Bosses, aberrações que requerem o esforço de vários jogadores para o derrubar.
Tal como nos títulos anteriores, os jogadores vão poder escolher diferentes classes de personagens, como um bárbaro, assassino, feiticeiro, druida e necromante, cada um com um leque de poderes e habilidades. As árvores de habilidades são igualmente distintas, garantindo que cada jogador tenha uma experiência única a defrontar as forças demoníacas sob a liderança de Lilith, a principal vilã deste quarto capítulo. Pelo meio há muitas histórias para experienciar, missões dadas pelos habitantes para finalizar e masmorras para concluir, sempre com um boss no final para enfrentar.
Obviamente que encontrar novas armas e peças de armadura continua a ser um dos pontos fortes da aventura, entre as espadas ou arcos lendários ou itens que são únicos. Aperfeiçoar as suas estatísticas e aumentar o nível de eficácia das mesmas são outros pontos a considerar para conseguir obter o alinhamento perfeito da classe.
Diablo IV já está à venda para o PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X, garantindo não apenas a compatibilidade cross-platform, que garante aos jogadores dos diferentes sistemas juntarem forças; como também progressão cruzada, para jogadores que tenham mais que uma versão do jogo em diferentes plataformas. Nas consolas podem jogar dois jogadores no mesmo ecrã.
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