As vendas do Tesla X deviam ter arrancado ainda em 2013, mas o lançamento do modelo foi adiado por mais do que uma vez e o início das vendas só foi oficializado em setembro deste ano, mas continua a meio gás.

Antes de chegar ao mercado normal, a Tesla tem para satisfazer 20 mil encomendas de clientes que pagaram antecipadamente pelo veículo. Três meses depois do lançamento oficial do Tesla X a maioria ainda não recebeu o carro e isso tem gerado algumas críticas à marca, que se viu obrigada a partilhar informação sobre o tema.

Numa nota, a marca admitiu que nos últimos três meses do ano entregou 17.400 carros, a maioria do modelo S. Informações não oficiais garantem que do modelo X ainda só chegaram aos clientes 208 unidades do carro.

Na mesma nota, a Tesla explica que os números estão em linha com as suas previsões para a fase inicial de venda de um novo modelo, uma fase em que a marca “privilegia sobretudo a qualidade”. A fabricante assegura no entanto que o ritmo de produção já aumentou e está agora nos 238 carros por semana. Quando o modelo X foi lançado só conseguia fabricar cinco por semana.

Elon Musk, fundador da Tesla, já tinha admitido que o Model X é “o carro mais difícil de construir do mundo”. Além disso, a Tesla tem de lidar com a enorme expectativa em torno do projeto. O Model S, já à venda, contribui para isso, tal como o interesse crescente em alternativas não poluentes para andar na estrada, mas as características do novo Tesla X talvez sejam o aspeto mais relevante.

Além das portas que abrem para cima, o Tesla X está equipado com sensores que detetam a altura do teto para decidir o grau de abertura, travões automáticos de emergência para evitar colisões, radares e um sonar de 360 graus.

Outro atributo interessante é a existência de um botão que ativa o “modo de defesa contra armas biológicas”. Num dia normal é uma característica que pode interessar pouco, mas se houver um ataque com armas biológicas quem circular num Tesla X carrega no botão e garante um ambiente no interior tão esterilizado como o de um hospital, graças aos filtros de ar HEPA integrados no veículo.

O Tesla X tem uma autonomia de 400 quilómetros e promete chegar dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, na versão P90D Founder Edition. Esta versão custa cerca de 126 mil euros. Há uma versão mais barata que custa cerca de 117 mil euros.