O evento de lançamento foi ontem, em Pequim, contou com a presença do fundador da empresa, Lei Jun, que anunciou o preço de venda ao público da sua grande aposta pessoal: 215.900 yuan (27.667 euros) para o modelo de entrada e 299.900 yuan (38.432 euros) para o modelo mais poderoso, o SU7 Max.

"É 30.000 yuan (3.851 euros) mais barato do que o Modelo 3", afirmou Lei Jun, numa comparação com o modelo mais popular da norte-americana Tesla, cujo preço de venda na China começa em 245.900 yuan (31.571 euros).

Embora a bolsa de valores de Hong Kong não tenha negociado hoje devido ao feriado de Sexta-Feira Santa, as ações da Xiaomi nos Estados Unidos registaram uma recuperação significativa de 12,51%, após o anúncio da empresa.

A apresentação foi seguida por mais de dois milhões de espetadores através de várias plataformas, incluindo a chinesa WeChat, Youtube e X (antigo Twitter), e contou com a presença de cerca de mil pessoas, incluindo os diretores executivos de grandes marcas chinesas como Nio, Xpeng, Li Auto e BYD.

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O lançamento do Xiaomi SU7 segue-se à publicação na terça-feira de um lucro anual recorde em 2023 da campeã mundial dos veículos elétricos BYD, sediada em Shenzhen, no sudeste da China.

O mercado de veículos elétricos chinês expandiu-se a uma velocidade vertiginosa nos últimos anos. Várias marcas chinesas estão agora a desafiar os principais fabricantes alemães, norte-americanos e japoneses.

As expectativas da Xiaomi nesta área são altas e esta é uma aposta forte do fundador da empresa que fez uma aposa pessoal. Três anos depois de decidir entrar no mercado dos automóveis elétricos, o fundador da empresa, Lei Jun, sublinha que a Xiaomi desenvolveu tecnologia em 5 áreas chave que podem acelerar a indústria e mostra confiança de que pode ultrapassar a Tesla.

Para já avança com três modelos diferente, sendo que a versão base do SU7 da Xiaomi tem uma aceleração dos 0 aos 100 quilómetros por hora em 2,78 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 265 quilómetros por hora, na gama mais alta.

O presidente da Xiaomi destaca a autonomia, com 700 km de com um único carregamento, uma melhoria significativa em relação aos últimos dados partilhados em dezembro, onde apontava para 668 km. 

A velocidade de carregamento também foi melhorada e 15 minutos são suficientes para mais de 500 km no modelo mais avançado. Mas também no modelo base Lei Jun diz que a velocidade de carregamento é melhor do que a do Model 3 da Tesla.

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O automóvel está disponível nas versões Standard, Pro e Max, em nove cores, com a versão Standard a oferecer uma autonomia de até 700 quilómetros, em comparação com os 810 quilómetros do modelo Max, "líder na indústria", considerou Lei Jun.

Os primeiros modelos vão começar a ser entregues em Abril e a Xiaomi promete aumentar a produção, e o número de lojas onde ficam disponíveis, mas por enquanto apenas no mercado chinês. Há ainda dois modelos de "assinatura", um SU7 base e um SU7 Max, mas que são pré definidos e com toques especiais do presidente da Xiaomi. "São só para grandes fãs da Xiaomi", avisa.

"Estamos muito entusiasmados com a resposta ao SU7", disse o fundador da Xiaomi.

O SU7 estará à venda em 211 lojas de 39 cidades chinesas no prazo de um mês, desde a compra até a entrega do veículo, acrescentou Lei.

O grupo, que ainda não anunciou planos para vender o veículo nos mercados internacionais, planeia lançar mais modelos de veículos elétricos no futuro, com o objetivo de se tornar um dos cinco maiores fabricantes de carros elétricos do mundo dentro de 15 a 20 anos.