Os rumores de que a Xiaomi se prepara para anunciar novidades na área dos automóveis elétricos têm vindo a subir de tom e nas últimas semanas foram também divulgados novos detalhes e imagens. Agora a empresa confirma para amanhã o anúncio de tecnologia da Xiaomi EV, a divisão de carros elétricos.

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, diz que serão partilhadas várias inovações tecnológicas que a equipa de engenharia desenvolveu e que vão ser abordadas neste evento.

"Os carros já existem há mais de 130 anos. Nos primeiros 100 anos foram usados sobretudo para transporte. O Porsche é um exemplo perfeito. No novo século, a Tesla redefiniu o carro como um computador móvel sobre rodas, iniciando a era dos carros elétricos inteligentes. Acredito que a missão da indústria automóvel hoje é criar espaços móveis inteligentes. É ai que entra a Xiaomi EV", afirmou num tweet publicado na rede social X.

O anúncio está marcado para as 14h no fuso horário GMT+8, na China, 6 horas da manhã em Portugal, e pode ser acompanhado online.

Lei Jun deixou bem claro que o anúncio é de tecnologia, e não de produto, mas já hoje publicou uma nova mensagem onde dá as boas vindas ao  Xiaomi SU7, o Human x Car x Home, avisando também que o ecossistema da Xiaomi agora está completo e que o Xiaomi EV é a peça final de uma estratégia em que a empresa abordou 12 sectores de negócio e 99 subsectores.

O logotipo do Xiaomi HyperOS foi também renovado hoje e pretende mostrar a possibilidade de ligação sem limites ao mundo HyperOS, a visão da empresa para a partilha de informação entre dispositivos.

Não é certo que o Xiaomi SU7 possa ser anunciado amanhã mas haverá certamente novos detalhes sobre o primeiro automóvel elétrico da marca, antecipando até anúncios da CES que vai decorrer em janeiro em Las Vegas.  Os rumores anteriores apontavam para a estreia do SU7 em fevereiro, com uma primeira vaga de 50 a 60 mil unidades.

O CEO da Xiaomi lembra que a ideia de desenvolver um carro elétrico foi partilhada a 30 de março de 2021 e que na altura tomou a decisão de ultrapassar as falhas da indústria, com a meta de conduzir 100 carros para aprender com as vantagens de cada um, mas que já ultrapassou esse objetivo e já experimentou 150 carros neste período.

Numa entrevista, Lei Jun revelou que a Xiaomi gastou mais de 10 mil milhões de yuan (o equivalente a 1,4 mil milhões de dólares) para desenvolver o protótipo do SU7, recorrendo a uma equipa composta por 3.400 engenheiros.

Embora expresse alguma preocupação sobre uma possível recepção do novo modelo abaixo das expectativas, o CEO da Xiaomi afirma que, se a procura foi muito mais elevada, a capacidade de produção não será suficiente, algo que se poderá traduzir em tempos de espera mais prolongados, entre um a dois anos, para quem comprar um SU7.

Veja as imagens que já circulam online do Xiaomi SU7

A empresa do grupo BAIC que será responsável pelo fabrico dos automóveis anunciou recentemente que já começou os testes de produção, apontando para a marca dos 300 modelos em dezembro. Espera-se que a produção em massa arranque no início do próximo ano.

Ao que tudo indica, o automóvel contará com dimensões semelhantes às de um Porsche Taycan, com um comprimento ligeiramente maior. Além disso, o SU7 chegará com duas opções diferentes de bateria, uma de 73,6 kWh (com autonomia de 668 km em ciclo CLTC) e outra de 101 kWh (com autonomia de 800 km).

No que toca ao motor, estarão também disponíveis duas opções. A primeira inclui um motor de 220 kW, com tração dianteira, e a segunda um motor com potência máxima de 495 kW, com tração integral.

Os preços poderão começar nos 190.000 yuan (cerca de 24.466 euros), indo até aos 300.000 yuan (cerca de 38.631 euros). Recorde-se que, anteriormente, rumores também apontavam para preços que começavam nos 250.000 yuan (ou cerca de 32.000 euros).

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