O módulo lunar SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) partiu para o Espaço, em conjunto com a XRISM, em setembro. A 25 de dezembro, o módulo entrou com sucesso na órbita lunar e já captou as suas primeiras fotografias, reveladas recentemente pela Agência Espacial Japonesa (JAXA),

De acordo com uma publicação da JAXA na rede social X (antigo Twitter), as imagens foram captadas pouco depois do módulo ter entrado na órbita lunar e mostram uma visão detalhada do satélite natural da Terra.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Através da mesma rede social, a agência partilhou também uma pequena animação, criada a partir da combinação de várias imagens captadas pela câmara de navegação do módulo lunar.

Segundo a informação avançada anteriormente pela JAXA, o módulo SLIM vai manter-se na órbita definida, que pode ver marcada a verde na imagem que se segue, a uma altitude que ronda os 600 quilómetros.

Módulo SLIM da JAXA em órbita
créditos: JAXA

Depois de uma aproximação ao local de alunagem, o módulo começará a fazer as adaptações necessárias para aterrar na superfície da Lua, o que deverá acontecer entre os dias 20 e 21 de janeiro.

O módulo deverá pousar nas proximidades da cratera de Shioli, perto do equador lunar. Em antecipação à alunagem, a JAXA partilhou uma simulação animada que mostra como decorrerá todo o processo.

Veja o vídeo

Caso a missão seja bem-sucedida, o Japão tornar-se-á o quinto país do mundo a conseguir aterrar um veículo na Lua. Recorde-se que os dados recolhidos através do módulo SLIM serão usados no programa Artemis, que prevê o regresso de astronautas à Lua.

Veja as imagens da missão