A Atari continua a ser uma das marcas ligadas à indústria dos videojogos mais reconhecidas, mesmo que o nome tenha atualmente sido pouco relevante. Longe dos seus tempos áureos dos anos 1970/80, a marca tem passado de mãos, primeiro pela Hasbro Interactive e depois pela francesa Infogrames Entertainment (IESA). Em 2022, a Atari começou a explorar outras linhas de negócio, incluindo as criptomoedas e hotéis temáticos relacionados com videojogos.

O merchandising e os acessórios continuam a fazer parte da sua oferta, mas a empresa pretende recuperar o seu peso na indústria de gaming, sobretudo na exploração do saudosismo do retrogaming. O lançamento de coletâneas, sendo a mais recente a comemorativa dos seus 50 anos e o lançamento da consola Atari VCS são exemplos de como a editora pretende manter a chama acesa dos clássicos.

Recentemente a Atari adquiriu a Nightdive Studios, um estúdio conhecido por revitalizar jogos clássicos, um negócio fechado por 10 milhões de dólares que deverá ser concluído ainda durante este mês de abril. O estúdio está atualmente está a finalizar o remake de System Shock.

Agora, a Atari anunciou a aquisição de mais de 100 jogos de PC e consolas dos anos 1980 e 1990. Na lista encontram-se jogos como Bubsy, Hardball e Demolition Racer. As séries de aviões 1942: Pacific Air War, F-117A, e F-14 também estão nas aquisições. A empresa refere que vai expandir a distribuição destes jogos clássicos, tanto em formato digital como físico, mas também expandir a criação de novos jogos baseados nestas licenças, assim como o respetivo merchandising e marcas.

Muitos destes títulos fazem parte da história da Atari e os fãs podem esperar muitos destes jogos relançados, alguns deles adaptados às consolas modernas”, salientou Wade Rosen, CEO da Atari. Os jogos pertencem maioritariamente aos catálogos da Accolade, Microprose e Infogrames, assim como da GTI.

A editora continua a sua estratégia de expansão, procurando aumentar o seu catálogo de jogos, de forma a lançar clássicos e novos títulos.