Esta semana a Atari comemorou 50 anos de história, um marco assinalável para a empresa que é considerada uma das principais responsáveis pela industria do gaming. A Atari é conhecida pelos seus jogos das máquinas arcade, como o Pong, as consolas domésticas, mas também pela mais terrível adaptação de filme a videojogo, o ET, que contribuiu para o chamado crash da indústria nos anos 1980.
Para comemorar o seu meio século de existência, a empresa fundada por Nolan Bushnell vai lançar uma coletânea de luxo, composta por mais de 90 jogos do seu vasto catálogo. Prevista para o final do ano, Atari 50: The Anniversary Celebration vai reunir os jogos de seis das suas consolas e microcomputadores, incluindo o Atari 2600, 5200, 7800, ST, Jaguar e a portátil Lynx.
A empresa contratou para este trabalho a Digital Eclipse, um estúdio especialista em adaptações e coletâneas de jogos, incluindo The Disney Afternoon Collection e Street Fighter 30th Anniversary Collection. Futuramente o estúdio vai lançar o Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection.
Veja na galeria imagens do Atari 50: The Anniversary Celebration:
A coletânea pretende ser uma espécie de museu virtual e interativo, mostrando a influência da Atari na indústria dos videojogos, sobretudo nos seus primórdios. Os jogadores têm diversas formas de listar os títulos, podendo aceder a mais informações sobre o mesmo, ou simplesmente saltar de imediato para a ação. Será possível escolher filtros, aplicar molduras e aceder a diferentes opções de ecrã. Até os manuais que acompanhavam os jogos podem ser acedidos para leitura adicional. Caso deseje, pode redefinir os botões das ações dos jogos.
A lista de jogos disponíveis nesta coletânea ainda não foi divulgada oficialmente, mas certamente que poderemos contar com Pong, Pitfall, Asteroids, Tempest e outros clássicos. Foi prometida a melhor emulação dos jogos clássicos, juntamente com melhorias para tornar a experiência mais acessível atualmente.
No entanto, foi confirmado que a coleção contará com seis novos jogos inspirados nos títulos retro da Atari. Um deles é a sequela de Haunted House de 1981, com um motor voxel 3D e novos níveis para explorar. Inclui ainda o quarto capítulo de Swordquest, Airworld e outros. Outra nova experiência chama-se Vctr Sctr, um jogo que presta homenagem à época em que os jogos 3D eram compostos por linhas de vetores e vai combinar clássicos como Asteroids e Tempest num único título. Neo Breakout combina Breakout e Pong e Quadratank é uma versão para quatro jogadores da série Tank. Por fim, Yars’ Revenge Reimagined é uma versão com novos gráficos do clássico do Atari 2600.
Além dos jogos, Atari 50: The Anniversary Celebration vai incluir mais de 60 minutos com entrevistas exclusivas com alguns dos nomes ligados à Atari e que ajudaram a torná-la um dos nomes incontornáveis da indústria, tais como Al Alcorn, o criador de Pong e Howard Scott Warshaw, produtor de Yars' Revenge. Fotografias dos primeiros anos da empresa, sketches de design dos jogos e até algumas das publicidades da Atari para revistas estão incluídas nesta coletânea.
Atari 50: The Anniversary Celebration vai ser lançado no PC, consolas PlayStation, Xbox e Switch. E claro, a mais recente versão revivalista da Atari VCS. O lançamento está agendado para o final do ano.
Veja as imagens da Arari VCS na galeria
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Como devem funcionar os modelos de IA de propósito geral? Regras estão a ser alinhadas -
App do dia
Everyone Draw: a app grátis que transforma pixéis em obras de arte coletivas -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários