Esta semana a Atari comemorou 50 anos de história, um marco assinalável para a empresa que é considerada uma das principais responsáveis pela industria do gaming. A Atari é conhecida pelos seus jogos das máquinas arcade, como o Pong, as  consolas domésticas, mas também pela mais terrível adaptação de filme a videojogo, o ET, que contribuiu para o chamado crash da indústria nos anos 1980.

Para comemorar o seu meio século de existência, a empresa fundada por Nolan Bushnell vai lançar uma coletânea de luxo, composta por mais de 90 jogos do seu vasto catálogo. Prevista para o final do ano, Atari 50: The Anniversary Celebration vai reunir os jogos de seis das suas consolas e microcomputadores, incluindo o Atari 2600, 5200, 7800, ST, Jaguar e a portátil Lynx.

A empresa contratou para este trabalho a Digital Eclipse, um estúdio especialista em adaptações e coletâneas de jogos, incluindo The Disney Afternoon Collection e Street Fighter 30th Anniversary Collection. Futuramente o estúdio vai lançar o Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection.

Veja na galeria imagens do Atari 50: The Anniversary Celebration:

A coletânea pretende ser uma espécie de museu virtual e interativo, mostrando a influência da Atari na indústria dos videojogos, sobretudo nos seus primórdios. Os jogadores têm diversas formas de listar os títulos, podendo aceder a mais informações sobre o mesmo, ou simplesmente saltar de imediato para a ação. Será possível escolher filtros, aplicar molduras e aceder a diferentes opções de ecrã. Até os manuais que acompanhavam os jogos podem ser acedidos para leitura adicional. Caso deseje, pode redefinir os botões das ações dos jogos.

A lista de jogos disponíveis nesta coletânea ainda não foi divulgada oficialmente, mas certamente que poderemos contar com Pong, Pitfall, Asteroids, Tempest e outros clássicos. Foi prometida a melhor emulação dos jogos clássicos, juntamente com melhorias para tornar a experiência mais acessível atualmente.

No entanto, foi confirmado que a coleção contará com seis novos jogos inspirados nos títulos retro da Atari. Um deles é a sequela de Haunted House de 1981, com um motor voxel 3D e novos níveis para explorar. Inclui ainda o quarto capítulo de Swordquest, Airworld e outros. Outra nova experiência chama-se Vctr Sctr, um jogo que presta homenagem à época em que os jogos 3D eram compostos por linhas de vetores e vai combinar clássicos como Asteroids e Tempest num único título. Neo Breakout combina Breakout e Pong e Quadratank é uma versão para quatro jogadores da série Tank. Por fim, Yars’ Revenge Reimagined é uma versão com novos gráficos do clássico do Atari 2600.

Além dos jogos, Atari 50: The Anniversary Celebration vai incluir mais de 60 minutos com entrevistas exclusivas com alguns dos nomes ligados à Atari e que ajudaram a torná-la um dos nomes incontornáveis da indústria, tais como Al Alcorn, o criador de Pong e Howard Scott Warshaw, produtor de Yars' Revenge. Fotografias dos primeiros anos da empresa, sketches de design dos jogos e até algumas das publicidades da Atari para revistas estão incluídas nesta coletânea.

Atari 50: The Anniversary Celebration vai ser lançado no PC, consolas PlayStation, Xbox e Switch. E claro, a mais recente versão revivalista da Atari VCS. O lançamento está agendado para o final do ano.

Veja as imagens da Arari VCS na galeria 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.