Ainda não foi em 2023 que os fãs de futebol virtual viram uma nova proposta chegar ao mercado, mas UFL (United Football League) continua em produção. O jogo foi apresentado em janeiro de 2022 com o craque português Cristiano Ronaldo como embaixador do projeto.

A responsável pelo jogo, a Strikerz Inc. anunciou que assegurou um novo fundo de investimento de 40 milhões de dólares para a produção, contando com Cristiano Ronaldo nesse grupo. O capitão da seleção nacional é mesmo apontado como envolvido a ajudar no desenvolvimento daquele que promete ser um novo standard para a imersão num jogo de futebol.

Veja na galeria imagens de UFL

Uma das principais bandeiras do projeto é a experiência que o estúdio diz ser “justa de jogar”, ou seja, dar o enfâse à habilidade dos jogadores, sem opções de “pay to win”. Esta visão pretende confrontar o negócio da Electronic Arts que vende cartas dos jogadores em FIFA e FC 24, que obriga dos atletas e clubes de eSports a investirem uma quantidade elevada de dinheiro para desbloquear os melhores atletas e formarem uma equipa competitiva.

Com Cristiano Ronaldo como investidor do jogo, o estúdio pretende passar a mensagem que o videojogo está focado numa abordagem justa e criada por jogadores, fãs de futebol virtual. “Estou entusiasmado por fazer parte deste projeto e UFL poderá tornar-se a nova raça em jogos de futebol”, disse Ronaldo durante o reforço da parceria com o UFL.

O CEO da empresa, Eugene Nashilov, afirma que ter o jogador português como parceiro e investidor é um passo significativo na validação da sua visão de criar um grande jogo para os fãs de futebol em todo o mundo. O jogo tem um compromisso com a inovação, tecnologia e entretenimento, com o potencial de fazer algo diferente.

Segundo o estúdio, UFL tem como ambição oferecer um gameplay de excelência que premia o conhecimento tático e a habilidade. Os jogadores vão poder construir o seu clube de raiz e evoluir até se tornarem campeões. De salientar que o jogo assenta num modelo gratuito (free to play), com atualizações e novas funcionalidades a serem introduzidas regularmente, sem pagamentos obrigatórios ou subscrições.

Conhece o UFL? Quer ser o concorrente do FIFA e PES e já conta com Cristiano Ronaldo como embaixador
Conhece o UFL? Quer ser o concorrente do FIFA e PES e já conta com Cristiano Ronaldo como embaixador
Ver artigo

Ainda não existe uma data prevista de lançamento, mas este outono começou uma nova fase de teste fechado. O jogo vai ser lançado para a PlayStation 5 e Xbox Series X, provavelmente durante 2024. Na revelação do jogo, o estúdio anunciou os primeiros oito clubes que fazem parte do lançamento, incluindo o português Sporting CP. Os restantes são o West Ham United, FC Shakhtar Donetsk, Beşiktaş JK, AS Monaco, Borussia Mönchengladbach, Celtic e Rangers FC.