Este ano de 2022 promete grandes mudanças no futebol virtual. A Electronic Arts vai mudar o nome de FIFA, num “divórcio” pré-anunciado em 2021. E PES anda desaparecido, dando origem a uma visão free-to-play longe de cumprir com os seus fãs. Esta pode ser uma oportunidade para outros estúdios apresentarem as suas propostas, quebrando o duopólio que existe há muitos anos.

UFL parece ser a proposta que mais possibilidade tem de apresentar algum vigor nos videojogos de futebol. Bebe claras inspirações em FIFA e PES, no que diz respeito ao campo de futebol, mas o estúdio diz que está comprometido em oferecer a melhor experiência aos fãs de futebol, devolvendo aquilo que era a simplicidade e diversão dos tempos em que amigos e familiares se juntavam no sofá para partidas espontâneas.

Veja na galeria imagens do UFL:

Considerando que o organismo FIFA poderá abrir o leque de licenças a mais interessados, oportunidade para oferecer competições autênticas. Para já, nada foi apresentado em concreto, mas incluem torneios online e offline que os jogadores podem organizar. No entanto, o jogo já conta com alguns embaixadores, jogadores de renome que estão ligados a UFL, incluindo Cristiano Ronaldo, que deixou mesmo umas palavras aos fãs durante a apresentação oficial realizada esta quinta-feira. Zinchenko, Lukaku, Firmino e De Bruyne também foram confirmados como embaixadores do jogo.

Do pouco que foi mostrado no trailer, será possível criar uma equipa com os jogadores reais, com algumas inspirações claras no Ultimate Team de FIFA. Há um sistema de química que liga os jogadores, mas parece haver alguma maior flexibilidade no que diz respeito às suas posições no campo, mediante as táticas. Os jogadores vão poder ser treinados e melhorados para subir a sua performance no campo. A equipa vai somando o orçamento, revelando ao jogador o valor monetário da sua formação.

Para já, o estúdio anunciou os primeiros oito clubes que fazem parte do lançamento, incluindo o português Sporting CP. Os restantes são o West Ham United, FC Shakhtar Donetsk, Beşiktaş JK, AS Monaco, Borussia Mönchengladbach, Celtic e Rangers FC. Ainda falta anunciar alguns dos pesos pesados da Europa.

Há uma mensagem curiosa que o estúdio quer passar que é “Futebol online para todos”. Esta pode ser uma mensagem que o estúdio quere passar como crítica a FIFA que nas partidas online, os jogadores que mais investiram na sua equipa de Ultimate Team têm maior vantagem que os outros. Será que nas competições de eSports todos os jogadores vão ter acesso a equipas equilibradas?

O jogo está a ser desenvolvido com o motor Unreal Engine e vai ser lançado na PS4, PS5, Xbox Series e PC de forma gratuita (free-to-play). Não tem data ainda confirmada, mas a promessa é que será lançado este ano.