A Arábia Saudita já tinha anunciado o Esports World Cup, uma competição que pretende tornar-se uma nova referência no mundo competitivo das competições eletrónicas. Na sua apresentação esteve presente Cristiano Ronaldo que apoiou a iniciativa. O novo programa anunciado vai abrir portas a campanhas de investimentos a equipas que necessitem expandir as suas condições de competição e as candidaturas já estão disponíveis.

O programa é referido como multidisciplinar, planeando unir os fãs de diferentes jogos de eSports através de emblemas coletivos. Ou seja, pretende-se consolidar uma única competição com diversos jogos de eSports, colocando frente-a-frente os melhores jogadores. A inauguração da competição tem início no próximo verão.

O Esports World Cup (EWC) estará disponível para 28 clubes a nível mundial: 22 serão convidados diretamente e seis através da aplicação aberta. Os clubes escolhidos terão de ter um registo estratégico de longo termo, demonstrado a capacidade de construir equipas de um ou mais títulos competitivos e ter a capacidade de interagir com uma base de fãs global.

Os clubes aceites no programa que mostrarem excelência competitiva, atraiam visualizações e gerem dinamização social até ao início do campeonato do mundo ficará legível para um pagamento de milhares de dólares. Este incentivo pretende dar uma oportunidade competitiva aos clubes para aumentar a sua performance e ter a capacidade de crescer a sua base de fãs a nível internacional.

As inscrições para o programa terminam no dia 15 de fevereiro. A organização alerta que a participação no programa não dá garantia na participação no Esports World Club e todos os clubes precisam de se qualificar através dos métodos tradicionais para ganhar um lugar no torneio.

A competição será anual, em todos os verões a partir de 2024, em Riad, que pretende ser a “capital” das competições, fazendo a fronteira entre o ocidente e oriente.