Não é apenas nos relvados que o capitão da Seleção Nacional de Futebol, Cristiano Ronaldo, continua a brilhar. O futebolista está a apoiar o desenvolvido nos eSports no país que atualmente é a sua casa, a Arábia Saudita. O país revelou o Esports World Cup, uma nova competição que pretende incentivar as organizações de desportos eletrónicos a apostar num formato multimodal, ou seja, a participação em diferentes torneios de jogos. O vencedor será aquele que tiver o melhor somatório das prestações das suas equipas nos diferentes videojogos.

É um formato ambicioso, mas necessário, segundo a organização, para elevar o interesse nas competições eletrónicas das organizações e aumentar a quota dos eSports na indústria do gaming. Num vídeo promocional do Esports World Cup, são destacados os números da indústria dos videojogos, em que os 200 mil milhões de dólares que esta vale. E destaca a capacidade dos atletas de Esports conseguirem esgotar os bilhetes das grandes arenas, como o Madison Square Garden, em minutos.

Veja na vídeo a apresentação da competição:

Salienta que cerca de 3 mil milhões de pessoas jogam videojogos, mas apenas 15% dos jogadores segue os eSports. Atingir os 50% ou mesmo 100% é o objetivo da Saudi Esports e por isso pretende criar uma nova “casa” para os desportos eletrónicos, comprometida a fazer crescer o ecossistema através de uma competição cruzada. As organizações terão de ter equipas a competir em jogos FPS, RTS, MOBA, Battle Royale, jogos de combate, desporto e corridas, entre outros.

E a recompensa promete ser elevada, segundo a organização, a competição Esports World Cup terá o maior prize pool da história dos eSports, ainda que não tenha avançado o valor. A competição será anual, em todos os verões a partir de 2024, em Riad, que pretende ser a “capital” das competições, fazendo a fronteira entre o ocidente e oriente. O troféu também foi apresentado no evento.

O anúncio do evento foi feito numa conferência que contou com a presença de Cristiano Ronaldo. O futebolista participou num painel de discussão sobre o futuro dos eSports. Na sua conta do Twitter, CR7 disse que “era uma honra encontrar-se novamente com o Sua Alteza Príncipe Mohammed bin Salman e feliz por fazer parte do painel de discussão sobre o futuro dos eSports e o lançamento do primeiro Esports World Cup a ter lugar na Arábia Saudita no próximo ano”.

O novo evento vai substituir o Gamers8, que no ano passado teve um prize pool superior a 45 milhões de dólares, por isso espera-se que o valor do próximo evento seja superior.