A edição deste ano da final da RoboCup acontece na cidade chinesa de Hefei e decorre entre os dias 17 e 23 de julho. Não tendo sido para já possível confirmar todas as presenças portuguesas, existe para já a confirmação de duas equipas do Minho.

Da Universidade do Minho vai a equipa Botnrooll Soccer Team, que irá participar na categoria de Soccer Junior da RoboCup. Em comunicado é revelado que a formação é composta por dois robots, um guarda-redes e um atacante.

“Cada robô possui vários sensores, nomeadamente infravermelhos para saber a localização da bola, sonares para saber a sua localização no campo, bussola eletrónica para saber a sua orientação no campo, infravermelhos para reconhecer as linhas no chão e sensor de bola para atuação de chuto”, revela a mesma informação.

Também do Minho está garantida a presença da equipa ESARobots, do Agrupamento da Escola de Amares - e já com historial de vencedora. A equipa vai representar Portugal na competição de dança robótica Júniores B, como salienta o jornal Correio do Minho.

Na China terão de desenvolver um novo robot e definirem uma nova coreografia, que deverá respeitar o tema do Ano Internacional da Luz.

O TeK está a tentar obter mais informação da participação de outras equipas.

Recorda-se que Portugal tem uma tradição de vitória na RoboCup. A título de exemplo, no ano passado uma equipa da Universidade de Aveiro conquistou a medalha de bronze no campeonato mundial de futebol robótico. No mesmo ano uma equipa formada por alunos de diferentes universidades venceu campeonato europeu de futebol robótico simulado.