A edição deste ano da final da RoboCup acontece na cidade chinesa de Hefei e decorre entre os dias 17 e 23 de julho. Não tendo sido para já possível confirmar todas as presenças portuguesas, existe para já a confirmação de duas equipas do Minho.

Da Universidade do Minho vai a equipa Botnrooll Soccer Team, que irá participar na categoria de Soccer Junior da RoboCup. Em comunicado é revelado que a formação é composta por dois robots, um guarda-redes e um atacante.

“Cada robô possui vários sensores, nomeadamente infravermelhos para saber a localização da bola, sonares para saber a sua localização no campo, bussola eletrónica para saber a sua orientação no campo, infravermelhos para reconhecer as linhas no chão e sensor de bola para atuação de chuto”, revela a mesma informação.

Também do Minho está garantida a presença da equipa ESARobots, do Agrupamento da Escola de Amares - e já com historial de vencedora. A equipa vai representar Portugal na competição de dança robótica Júniores B, como salienta o jornal Correio do Minho.

Na China terão de desenvolver um novo robot e definirem uma nova coreografia, que deverá respeitar o tema do Ano Internacional da Luz.

O TeK está a tentar obter mais informação da participação de outras equipas.

Recorda-se que Portugal tem uma tradição de vitória na RoboCup. A título de exemplo, no ano passado uma equipa da Universidade de Aveiro conquistou a medalha de bronze no campeonato mundial de futebol robótico. No mesmo ano uma equipa formada por alunos de diferentes universidades venceu campeonato europeu de futebol robótico simulado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.