(alterada) Uma das “cadeiras” possivelmente em risco é a do seu médico de família. A empresa indicou que os sistemas inteligentes como o Watson são capazes de ler cerca de 5.000 novos estudos médicos por dia e cruzar esses dados com os dos pacientes, para fazer um melhor diagnóstico ou sugerir um tratamento mais personalizado.

A IA também vai ser importante na área de segurança. No caso do Watson, o sistema pode ajudar os analistas de TI a monitorizarem mais de 35 mil milhões de eventos de segurança por dia, garantiu a IBM. No apoio ao cliente, cada colaborador pode resolver problemas 70% mais rápido e responder a 33 mil questões diferentes de milhares de clientes.

“Já não estamos no domínio da ficção científica, nem estamos a falar de utopias, mas a viver um momento único, disruptivo e dinâmico que exige uma transformação contínua e sem precedentes, e que, sem dúvida, é já uma realidade para a qual temos exemplos concretos nos mais diversos sectores de atividade”, refere, em comunicado, António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

Nota de Redação: O artigo foi alterado para esclarecer a perspetiva da IBM, quanto à importância que a inteligência artificial pode vir a ter como na transformação dos postos de trabalho e ao nível das competências.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.