(Actualizada) Foi assinado esta tarde um memorando de entendimento entre a JP Sá Couto, a Intel e a CEIIA. Esta torna-se a mais recente entidade a entrar no projecto Magalhães, que João Paulo Sá Couto garante que quer tornar cada vez mais português.

O acordo prevê que a CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel ponha a trabalhar o seu know how e os mais de 60 engenheiros e designers no Magalhães, mas João Paulo Sá Couto não detalha as áreas em que se pode materializar, nem quando.

A colaboração irá resultar num "novo Magalhães", mas que manterá características do actual modelo, como a capacidade Wireless nativa,
baixo custo, resistência à água e ao choque e a integração de software
educativo, adaptado aos programas educacionais das escolas.

A CEIIA já tinha colaborado anteriormente com a JP Sá Couto no desenvolvimento de produtos da empresa e este novo acordo reforça os laços entre as duas entidades. No acordo fica porém claro que a JP Sá Couto mantém as competências do fabrico, distribuição e promoção do "novo Magalhães".

“Desde o início tentámos captar o maior número de empresas nacionais para o projecto […] Com a CEIIA queremos tornar o projecto Magalhães ainda mais sólido e mais português”, adiantou ao TeK João Paulo Sá Couto. Estas e outras declarações podem ser lidas numa entrevista do TeK.

Nota da Redacção: [22:17:00] A notícia foi actualizada com a referência à entrevista entretanto publicada.