A Microsoft conseguiu o registo de uma nova patente nos EUA que poderá estar na base de um sistema de jogos em 360º, a utilizar como extensão das atuais consolas e dos televisores.


Registada sob o número 20120223885, datado de 6 de setembro, o US Patent Office publicou na passada semana o registo do que refere ser "um dispositivo de input com interface de imagem periférica (…) com sensores de orientação como infravermelhos, ultrasons e controlado remotamente".


Como explicação do conceito que está na base desta nova tecnologia patenteada, a Microsoft refere no registo que "o desfrutar dos videojogos e das experiências multimédia associadas podem ser aumentados, tornando a experiência de jogo mais realista".


A leitura do registo permite ainda perceber que se trata de uma tecnologia que pretende envolver o jogador nas imagens dos jogos, embora sem substituir o televisor: "ao projetar imagens periféricas nas paredes envolventes, a Microsoft pretende eliminar as distrações e fornecer mais uma possibilidade para o sucesso dos utilizadores". De acordo com a descrição publicada, os jogadores "poderão virar-se e ver os inimigos a esquivar-se mesmo atrás deles".


A nova patente sugere assim um sistema de projeção de imagem tridimensional, a 360º, semelhante no conceito a uma projeção holográfica. No entanto, e tal como em todas as patentes, não é certo que o sistema venha a surgir comercialmente alguma vez, nem que as características se mantenham inalteradas pela Microsoft.

[caption]jogar a 360º[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico