Aconteceu em alguns computadores aqui na redação do TeK: além de não ter surgido qualquer notificação para proceder à descarga e instalação da grande atualização de aniversário do Windows 10 disponível desde ontem, o Windows Update teimava em não apresentar qualquer sugestão do género.

É provável que a notificação em causa seja em breve avançada pelo seu sistema operativo, mas tal situação acontece provavelmente por uma de duas razões: ou ainda não reiniciou o seu sistema operativo desde que o Anniversary Update foi disponibilizado, ou tem por efetuar uma outra atualização, anterior, na secção Windows Update.

Em qualquer um dos casos, a solução é simples: procedendo ou não às atualizações ainda por efetuar, reiniciar o computador deverá desencadear o processo, sendo que tem depois de ficar atento às instruções que o Windows 10 lhe deverá dar a seguir.

E estas instruções dependem das definições que tem selecionadas no Windows Update. Se tiver definido que as atualizações disponíveis podem ser descarregadas e instaladas automaticamente e sem “autorização” prévia do utilizador, é provável que o sistema demore agora bastante a reiniciar – isto porque a totalidade dos dados do update será agora descarregada e haverá lugar à atualização.

Estimamos que o processo possa demorar, no total, entre uma hora a hora e meia, sendo que a atualização não altera em absolutamente nada o seu sistema operativo. Ficheiros, atalhos no ambiente de trabalho, definições, programas, etc – estará tudo exatamente como estava antes do reiniciar do sistema e do respetivo update.

“Acelerar” o processo   

Não existe forma de tornar o processo de download e instalação mais célere, o tempo de espera é praticamente inevitável e durante o mesmo não poderá utilizar o computador. Mas há maneira de “saltar” os passos indicados acima, caso o seu Windows 10 não tenha ainda dado qualquer sinal de que está disponível a atualização de aniversário.

E esse método passa por ir diretamente ao ponto onde é possível descarregar a nova versão do Windows 10 (é assim que a Microsoft lhe chama…), para dar início à instalação: o site oficial, obviamente. Basta aceder à seção Windows Update no seu sistema (pode usar a pesquisa no menu principal) e verificar se estão visíveis informações referentes a atualizações.

Se tal não acontecer, clique em “Saber mais” e será encaminhado via browser para uma seção própria do site da Microsoft que disponibiliza um ficheiro de 5,5 MB cuja ação desencadeia o processo de atualização.

Este executável é uma ferramenta Windows Installer que já conhecemos de outras instalações, quase de certeza, e será o “veículo” que a partir de então dá início e assiste ao processo de update. Se, por distração, não tiver reparado que o seu Windows 10 já se atualizou por “conta própria”, a mensagem que encontrará ao correr a ferramenta é “Parabéns, já instalou a Atualização de Aniversário do Windows 10”.

Depois pode confirmar as alterações e novas funcionalidades acrescentadas ao mais recente sistema operativo da Microsoft, que pode encontrar resumidamente em artigos anteriores aqui no TeK. Por outro lado, se tem um smartphone Windows, saiba que também há novidades relativas à versão mobile desta atualização de aniversário.