O Scout Advisor tem como base o watsonx, a plataforma de dados e IA da IBM para empresas, e a novidade esteve em destaque na IBM TechXchange Summit EMEA, que o SAPO TEK esteve a acompanhar em Barcelona. Elías Zamora, Chief Data Officer do Sevilla FC, a subiu ao palco central da conferência, numa conversa com Dinesh Nirmal, Senior Vice President, Products, IBM Software, para contar mais sobre a solução.

Nas palavras do Chief Data Officer do Sevilla FC, as empresas e organizações têm uma importante necessidade de transformar dados em valor e de não mantê-los em silos, sendo este um objetivo que a tecnologia pode ajudar a cumprir.

Olheiros do Sevilla FC vão ter um novo ajudante com IA da IBM. Como funciona o Scout Advisor?
Elías Zamora, Chief Data Officer do Sevilla FC (à direita) em conversa com Dinesh Nirmal, Senior Vice President, Products, IBM Software (à esquerda) no palco central da IBM TechXchange Summit EMEA. créditos: SAPO TEK

O responsável explica que os olheiros desempenham um papel relevante para os clubes desportivos. Na indústria do futebol, as decisões de recrutamento envolvem frequentemente investimentos avultados com contratos a longo prazo, mas também um nível elevado de incerteza quanto ao desempenho e ao retorno sobre o investimento.

“Tradicionalmente, a atividade dos olheiros passa por escrever sobre o que pensam sobre um jogador e sobre as suas capacidades”, detalha Elías Zamora, acrescentando que, no mundo do futebol, há toda uma linguagem específica.

O Sevilla FC conta com uma base de dados de scouting com mais de 200.000 registos de jogadores, compilados ao longo dos últimos cinco anos. “Todos eles estão repletos de vocabulário específico sobre a forma como os futebolistas jogam”, afirma.

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A questão torna-se mais complexa quando se tem em conta que certos olheiros usam termos próprios. Para o clube é fundamental conseguir extrair a informação mais relevante destes registos de modo a identificar os jogadores que serão uma melhor aposta para o recrutamento.

A IA generativa permite agilizar o processo, que, tradicionalmente, depende de uma combinação entre observação humana subjetiva e análise manual de dados. Como explica Elías Zamora, o Scout Advisor, que recorre a funcionalidades de processamento de linguagem natural, identifica e caracteriza os jogadores usando a informação registada pelos olheiros na base de dados do clube.

Veja como funciona o Scout Advisor 

Através das indicações dos olheiros, que descrevem as principais características dos jogadores, o Scout Advisor é capaz de gerar listas de possíveis candidatos com base nos requisitos procurados, resumindo a informação para cada futebolista. A ferramenta associa também cada jogador às aplicações de dados do Sevilla FC, de modo a disponibilizar informação mais detalhada acerca do seu desempenho.

Em declarações aos jornalistas, à margem da conferência, Elías Zamora detalha que a vantagem competitiva que é possível ter com uma ferramenta como o Scout Advisor é tão grande quanto for a base de dados disponível.

“No passado tínhamos limitações quanto à escalabilidade para alavancar o potencial da base de dados. (…). Agora, com a tecnologia conseguimos aceder rapidamente e facilmente a todas as scouting tracks”, afirma. “O quão mais rica é esta base de dados, melhor é e mais competitivos seremos a descobrir talento”.

Dinesh Nirmal prevê que cada vez mais organizações olhem para as oportunidades trazidas pela IA, através de soluções como aquela que foi desenvolvida para o Sevilla FC, para perceber como é que podem criar insights a partir de dados. As oportunidades vão muito além do futebol, ou até mesmo da área do desporto, com potencial em qualquer indústria onde exista um grande volume de dados gerados por humanos, enfatizam Elías Zamora e Dinesh Nirmal.