Tal como o ritmo de uma bateria, rápido e crescente, a tecnologia regista um passo de evolução impressionante. É na década em que nos encontramos onde a IA generativa está a gerar mudanças ainda mais rápidas e com um impacto profundo na maneira como operamos em sociedade e como trabalhamos, realça Jason Gartner, General Manager, IBM Technical Sales and Client Engineering, na abertura da conferência que decorrerá até ao dia 25 de janeiro em Barcelona.

As soluções de IA generativa estão a ganhar popularidade entre as organizações por permitirem simplificar, agilizar e automatizar processos empresariais, explica Dinesh Nirmal, Senior Vice President, Products, IBM Software. Neste momento, a maioria das organizações ainda está em fase de experimentação, mas qual é a “receita” para uma implementação bem-sucedida?

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

O primeiro ingrediente passa pela aposta numa plataforma profundamente integrada, detalha o responsável, assegurando que todos os componentes funcionam, que são seguros e que cumprem os regulamentos vigentes.

Garantir que os modelos de IA utilizados são os mais adequados para o trabalho em mãos e assegurar que há padrões de transparência reforçados afirmam-se também como dois “ingredientes” que não podem ser descurados pelas empresas ao longo deste processo.

A Governance é descrita por Dinesh Nirmal como um elemento crítico, pois será fundamental para perceber não só quais são as áreas que necessitam, de facto, de IA, mas também para compreender como é que os sistemas necessários serão desenvolvidos, implementados, avaliados e monitorizados, para mitigar questões como as “alucinações” geradas pelos modelos.

Dinesh Nirmal realça também que as organizações têm de conseguir demonstrar que a implementação de IA está, de facto, a gerar valor, a trazer mais eficácia e que o investimento na tecnologia está a ter retorno.

Olhando para o futuro da IA generativa, o responsável aponta para cinco questões em específico que vão marcar os próximos anos, com foco na multimodalidade dos modelos, na implementação de soluções em ambientes híbridos, no reforço da Governance, no retorno sobre o investimento nas soluções e na aposta crescente em dados de qualidade e de confiança.