A Polícia Judiciária, através da sua unidade de combate ao cibercrime (UNC3T) em cooperação com o DIAP da Amadora, deteve dois indivíduos de nacionalidade brasileira, com idades de 23 e 26 anos. São suspeitos de vários crimes de burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo associados ao crime de branqueamento de capitais.

Desde meados de junho de 2023 que os suspeitos estavam a ser investigados. A investigação teve como base o crédito do montante de cerca de 85 mil euros em contas bancárias em nome de uma empresa que foi constituída para fins ilícitos.

Phishing e burlas tipo "Olá Pai, Olá Mãe" vão ficar mais convincentes com a ajuda da inteligência artificial
Phishing e burlas tipo "Olá Pai, Olá Mãe" vão ficar mais convincentes com a ajuda da inteligência artificial
Ver artigo

Segundo a PJ, estes fundos foram obtidos através de engenharia social, utilizando o método BEC (business email compromisse) ou CEO Fraud, lesando duas empresas estrangeiras em milhares de euros.

Os suspeitos estão ainda associados a diversas burlas associados ao esquema conhecido por “Olá Pai/Olá Mãe”. Além da detenção dos suspeitos, foram ainda apreendidos equipamentos móveis, assim como outros objetos relacionados com os crimes informáticos.

No interrogatório judicial, foi aplicado aos detidos suspeitos a medida de coação de obrigação de apresentação bissemanal nas autoridades.