A Polícia Judiciária, através da sua unidade de combate ao cibercrime (UNC3T) em cooperação com o DIAP da Amadora, deteve dois indivíduos de nacionalidade brasileira, com idades de 23 e 26 anos. São suspeitos de vários crimes de burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo associados ao crime de branqueamento de capitais.
Desde meados de junho de 2023 que os suspeitos estavam a ser investigados. A investigação teve como base o crédito do montante de cerca de 85 mil euros em contas bancárias em nome de uma empresa que foi constituída para fins ilícitos.
Segundo a PJ, estes fundos foram obtidos através de engenharia social, utilizando o método BEC (business email compromisse) ou CEO Fraud, lesando duas empresas estrangeiras em milhares de euros.
Os suspeitos estão ainda associados a diversas burlas associados ao esquema conhecido por “Olá Pai/Olá Mãe”. Além da detenção dos suspeitos, foram ainda apreendidos equipamentos móveis, assim como outros objetos relacionados com os crimes informáticos.
No interrogatório judicial, foi aplicado aos detidos suspeitos a medida de coação de obrigação de apresentação bissemanal nas autoridades.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários