A Multicert participa na equipa que lidera o  desenvolvimento de uma plataforma comum europeia com o objetivo de disponibilizar um projeto piloto de assinatura digital transfronteiriço.

O objetivo do ESD - European Signature Dialogue é a criação de uma plataforma de interoperabilidade baseada nas infraestruturas locais, de confiança, autónoma e segura através da “partilha de boas práticas e do desenvolvimento de uma perspetiva comum nas questões da regulação e do empowerment das soluções europeias para assegurar a segurança de dados”, pode ler-se em comunicado.

Formado com representantes de empresas fornecedoras de serviços de assinatura digital eletrónica, o grupo ESD vai apresentar a proposta do projeto à Comissão Europeia no outono.

“Um dos projetos visa representar todo o complexo de prestadores de serviços europeus de assinatura digital, incluindo os respetivos produtos e serviços, a fim de apoiar os grupos de interesse europeus no mercado das TIC,” salienta Jorge Alcobia, CEO da Multicert.

Multicert desenvolve solução para assinatura digital em smartphones Samsung S8 e Note 8
Multicert desenvolve solução para assinatura digital em smartphones Samsung S8 e Note 8
Ver artigo

Através da oferta de serviços mais sofisticados e de qualidade e do reforço do reconhecimento da confiança nos fornecedores europeus de serviços de assinatura eletrónica, a associação pretende uma harmonização transfronteiriça na abordagem à cibersegurança, uma interconexão no mercado dos serviços de segurança de dados, bem como a promoção da digitalização.

De forma a  acelerar a harmonização de um mercado interno digital seguro da UE, o ESD também procura também a cooperação entre os fornecedores de serviços de assinatura digital e os decisores políticos europeus.