
A Multicert participa na equipa que lidera o desenvolvimento de uma plataforma comum europeia com o objetivo de disponibilizar um projeto piloto de assinatura digital transfronteiriço.
O objetivo do ESD - European Signature Dialogue é a criação de uma plataforma de interoperabilidade baseada nas infraestruturas locais, de confiança, autónoma e segura através da “partilha de boas práticas e do desenvolvimento de uma perspetiva comum nas questões da regulação e do empowerment das soluções europeias para assegurar a segurança de dados”, pode ler-se em comunicado.
Formado com representantes de empresas fornecedoras de serviços de assinatura digital eletrónica, o grupo ESD vai apresentar a proposta do projeto à Comissão Europeia no outono.
“Um dos projetos visa representar todo o complexo de prestadores de serviços europeus de assinatura digital, incluindo os respetivos produtos e serviços, a fim de apoiar os grupos de interesse europeus no mercado das TIC,” salienta Jorge Alcobia, CEO da Multicert.
Através da oferta de serviços mais sofisticados e de qualidade e do reforço do reconhecimento da confiança nos fornecedores europeus de serviços de assinatura eletrónica, a associação pretende uma harmonização transfronteiriça na abordagem à cibersegurança, uma interconexão no mercado dos serviços de segurança de dados, bem como a promoção da digitalização.
De forma a acelerar a harmonização de um mercado interno digital seguro da UE, o ESD também procura também a cooperação entre os fornecedores de serviços de assinatura digital e os decisores políticos europeus.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários