A Razer apresentou mais detalhes do portátil de gaming Blade 18 (2024). Este modelo surge na sequência dos modelos Blade 16 e Blade 14 que foram revelados durante a CES 2024. Equipados com Thunderbolt 5, o Blade 18 pretende ser uma nova referência para o gaming e trabalho criativo, com a marca a destacar o seu desempenho. O modelo foi construído num formato unibody de alumínio anodizado.

"O Blade 18 incorpora a vontade incessante da Razer de ultrapassar os limites do que um portátil para jogos pode ser, com uma série de inovações inéditas a nível mundial", disse Travis Furst, diretor da divisão de portáteis e acessórios da Razer.  O Blade 18 “dá início a uma nova era de produtos Razer equipados com Thunderbolt 5, incluindo os futuros acessórios inovadores Thunderbolt”, lê-se no comunicado.

Jason Ziller, vice-presidente e diretor geral da divisão de conectividade de clientes da Intel explica que o Thunderbolt 5 permite um desempenho total para vídeo e dados de até 120 Gbps através do Bandwidth Boost, três vezes mais rápido do que a geração anterior do Thunderbolt, e o dobro da largura de banda para transferência de dados, de forma a oferecer uma melhor solução para criadores de conteúdos e jogadores.

Veja na galeria imagens do Razer Blade 18:

O novo computador conta com o primeiro ecrã de 18 polegadas 4K do mundo, com taxa de atualização de 200 Hz, com resolução até UHD+ (3840×2400), tempo de resposta de 3 ms e gama de cores DCI-P3 a 100%, verificado pela Calman e calibrado de fábrica.

A tecnologia Thunderbolt 5 possibilita também a ligação de vários ecrãs de jogos de alta resolução, armazenamento de alta velocidade e bases de ligação tudo-em-um, através do Bandwidth Boost, até 120 Gbps, três vezes mais largura de banda do que o atual protocolo de ligação.

No coração do Blade 18 está o Intel Core i9-14900HX de 14ª geração, que equipara o nível de processamento ao de um desktop com Intel Core i9 HX. Com 24 núcleos e a capacidade de desbloquear o overclocking através do Razer Synapse, tem uma capacidade de processamento elevado para tarefas mais intensivas, desde jogar jogos AAA exigentes até à criação de conteúdos profissionais. A Razer diz que o Blade 18 é o sistema Intel HX-Class de 18 polegadas mais fino do mundo, com 21,99 mm de espessura.

Razer Blade 18

Destaca-se ainda neste modelo, o desempenho gráfico, que suporta gráficos Nvidia GeForce RTX 4090 e desbloqueia até 175 W Full TGP (Total Graphics Power), tirando partido do DLSS 3 alimentado por IA da Nvidia para proporcionar taxas de fotogramas mais rápidas e traçado de raios em tempo real.

Os GPU Nvidia RTX para portáteis estão equipados com núcleos Tensor AI especializados que permitem mais desempenho de inteligência artificial nas aplicações criativas, mais produtividade e melhor performance nos jogos, explica a marca em comunicado. Os Razer Blades estão equipados com controladores prontos para jogos num desempenho máximo e os controladores Nvidia Studio estão disponíveis para transferência para melhorar o trabalho e a fiabilidade para os criadores.

Razer Blade 16 e 18

O novo modelo da Razer pode contar com um ecrã alternativo QHD+ 300Hz Mini-LED de 18 polegadas, adequado para jogos com uma taxa de atualização ainda mais elevada e um pico de brilho de até 1.000 nits. Este ecrã tem uma resolução QHD+ (2560×1600), zonas de escurecimento 2K com uma nova funcionalidade de ligar/desligar e a mesma precisão de cor, sendo uma caraterística distintiva dos Blades mais recentes, incluindo gama de cores DCI-P3 a 100% e verificação e calibração Calman de fábrica.

O Blade 18 tem um sistema de arrefecimento avançado, incluindo as aletas de exaustão mais finas da sua classe, para maximizar a potência gráfica e manter o desempenho de classe de desktop num design fino. A tecnologia de câmara de vapor inclui um sistema de três ventoinhas e aquela que a Razer diz ser a sua maior câmara de sempre, para dissipar o calor de forma mais rápida e eficiente, além de garantir um desempenho melhor em jogos exigentes ou sessões de renderização 3D.

Veja o vídeo do novo computador:

O novo portátil conta com uma webcam de 5 MP, um conjunto de seis altifalantes de áudio espacial THX, componentes atualizáveis, uma seleção abrangente de portas e a mais recente conetividade Wi-Fi 7. Inclui ainda um carregador GaN (até 330 W) que é até 60% mais pequeno do que as soluções comparáveis baseadas em silício.

Nesta geração de computadores Razer, o Blade 14, o Blade 16 e agora o Blade 18 estão disponíveis nos acabamentos exclusivos em preto e mercúrio.

Todos os novos Razer Blade incluem ecrãs Calman Verified, garantindo que cada painel é calibrado com perícia e proporciona uma experiência de nível profissional imediata. A experiência de cor imersiva suporta o sistema de Iluminação Dinâmica disponível para o Windows 11. Os utilizadores podem controlar os dispositivos Razer Chroma RGB, bem como dispositivos de terceiros na aplicação Razer Chroma para uma experiência RGB mais coesa.

Windows 11 poderá melhorar performance gráfica dos videojogos através de IA
Windows 11 poderá melhorar performance gráfica dos videojogos através de IA
Ver artigo

Para combinar com as cores imersivas, os computadores apresentam agora um sistema THX completo, através do Razer Synapse para uma maior imersão de áudio. Os utilizadores podem personalizar perfis de EQ ou escolher entre uma variedade de definições de equalização otimizadas para jogos, filmes ou música. Os portáteis incluem tabém a oferta de um mês de Xbox Game Pass Ultimate.