Todas as fabricantes tecnológicas estão a mostrar os seus principais modelos de computadores portáteis na CES 2024 e a Razer não é exceção. A fabricante especialista em produtos de gaming refrescou a linha Blade, com portáteis com características de topo para jogadores exigentes. E o novo Blade 16 promete ser o primeiro OLED com um ecrã de 16 polegadas com uma taxa de refrescamento de 240 Hz.

Foi ainda revelado o “gigante” Blade 18, mais uma vez, assumindo-se como o primeiro destas dimensões com um ecrã 4K com uma taxa de 165 Hz. Para já apenas fica o teasing desta máquina, pois a Razer vai apresentá-lo ao detalhe mais tarde.

Um dos principais modelos da nova gama é o Blade 14, equipado com uma placa gráfica GeForce RTX 4070 da Nvidia e um processador AMD Ryzen 9. Este modelo foi desenhado para jogadores em movimento, mas ainda assim com características para jogar qualquer título com a maior fluidez. O modelo tem um ecrã de 240 Hz com certificação Calman. O processador introduz ainda tecnologia Ryzen AI, beneficiando das funcionalidades Copilot do Windows 11.

Veja na galeria imagens dos produtos da Razer:

Em relação ao Razer Blade 16, este é o topo de gama da série, sendo equipado com o poderoso processador Intel Core i9 de 14º geração e a melhor placa gráfica da Nvidia, a GeForce RTX 4090, que adicionam igualmente funcionalidades de inteligência artificial através dos seus núcleos Tensor e ainda ferramentas Nvidia Studio. O ecrã OLED de 16 polegadas tem uma resolução de 2560x1600, um tempo de resposta de 0,2 ms e como referido, 240 Hz de taxa de atualização com resolução de 2560x1600. É 100% compatível com DCI-P3 e DisplayHDR True Black 500.

O Razer USB C Dock é uma dockstation para expandir a conetividade dos seus portáteis ou de qualquer outra marca, sendo compatível com Windows e Mac. Esta pequena caixa expande as ligações através de diversas portas, incluindo quatro USB-A, 2 USB-C, uma porta Gigabit Ethernet, HDMI e um jack 3,5 mm para ligar auscultadores. Tem ainda ranhuras para cartões, compatível com UHS-I SD e MicroSD. Tem saída de vídeo com suporte a 4K 60 Hz através de HDMI.

Além dos portáteis, a Razer revelou ainda o Project Esther, uma cadeira de gaming alimentada pela tecnologia Sensa HD Haptics. Mais que oferecer conforto aos jogadores, a fabricante introduz a sua tecnologia háptica, prometendo cruzar as fronteiras entre o físico e virtual. Promete maior imersão nos jogos, através de sensações hápticas posicionais para todo o corpo.

Veja o vídeo

A fabricante diz que o Project Esther pode adaptar o conteúdo mostrado para gerar sensações táteis que variam de intensidade, velocidade e duração. Os sensores estão espalhados pela superfície das almofadas da cadeira, cobrindo o máximo de contacto com o corpo dos utilizadores. O modelo suporta a tecnologia wireless Razere Hyperspeed, uma ligação de baixa latência a 2.4 GHz.

Por fim, a marca completou o setup das novidades com uma nova barra de luz para o monitor, a Razer Aether. Esta oferece sistema de dupla luz (frente e traseira), permitindo ajustar a intensidade e temperatura da iluminação. Mas se preferir, os utilizadores podem configurar o sistema Chroma RGB. Esta barra é compatível com qualquer tamanho de monitor e curvatura, sendo afixada com um encaixe semelhante a uma webcam. O equipamento tem uma barra tátil de funções, tais como o brilho, intensidade ou energia, sendo compatível com os assistentes e ecossistemas domésticos, como o Google Home, Alexa e Matter.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.