Nos últimos anos a China tem vindo a introduzir regras que limitam o acesso dos mais jovens aos videojogos, imposições que obrigam as empresas produtoras a inserir mecanismos que bloqueiam os seus títulos aos jogadores. A Tencent, por exemplo, usou reconhecimento facial para evitar que os mais novos contornem restrições nos videojogos.

Mas o regulador chinês continua a adotar novas medidas, tendo mesmo criado desconforto na indústria, levando à desvalorização de gigantes com a Tencent e NetEase. Os mais recentes artigos propostos, que estavam no website do regulador para consulta foram agora apagados, o que pode indicar que foram retirados para reformulação. Esta medida, pouco usual, funcionou como um balão de oxigénio para a indústria de gaming na China, fazendo com que as ações da Tencent aumentassem 6% e da NetEase 7%.

Relativamente às regras, os mais polémicos era os artigos 17 e 18, propostos em dezembro do ano passado. No artigo 17 é pedida a proibição de jogos que obrigam os jogadores a entrar em combate. Considerando que os combates são mecânicas principais da maioria dos jogos multijogador, este artigo basicamente proíbe a maioria dos jogos no mercado.

O artigo 18 obriga aos jogos definirem um limite de gastos aos jogadores, assim como à proibição de mecânicas que incentivem os gamers a gastar dinheiro nos mesmos. Os analistas dizem que estes dois artigos podem ser bastante prejudiciais à indústria e pede-se a sua remoção.

Segundo a Reuters, o endereço para o esboço das leis no website da National Press and Publication Administration (NPPA) esteve inacessível esta manhã de terça e a data limite de submissão de questões da consulta pública terminou esta segunda, dia 22 de janeiro. Os analistas dizem que a remoção é pouco usual, indicando as esperadas revisões ou outras medidas, mas a NPPA não respondeu à Reuters de imediato o motivo da remoção, mas confirmou mais tarde que iria fazer uma revisão baseado no feedback público. Anteriores medidas regulatórias listadas no website mantiveram-se no website, mesmo depois do período de consulta ter acabado.

As aparentes boas notícias resultam do pânico instalado entre os investidores, com o anúncio das propostas de lei. A Tencent e a NetEase, consideradas as maiores empresas de gaming da China, desvalorizaram quase 80 mil milhões de dólares no mercado com a apresentação das propostas.

A confiança perdida no mercado vai contra as necessidades do governo chinês, que tem vindo a tentar aumentar o investimento do sector privado para fazer frente ao abrandamento da economia do país. O regulador terá sido apanhado de surpresa pela reação negativa tanto por parte dos investidores, empresas e o público em geral.