Se viajar até São Francisco não se admire de ver táxis a circular sem passageiros. Hoje arrancam oficialmente as operações de oferta de serviços pagos de táxis autónomos na cidade dos Estados Unidos. São Francisco tem sido o tubo de ensaio para a tecnologia de veículos autónomos nos últimos anos e durante 2023 os testes têm-se focado em servir estudantes universitários ou jogadores de golfe, como principais clientes. Em maio, a Waymo reportava a sua cobertura em Phoenix e garantia mais de 10 mil viagens por semana.

A partir deste dia 11 de agosto, a Waymo da Google e a Cruise da General Motors foram autorizados a explorar o serviço de táxis autónomos, cobrando as respetivas viagens aos clientes, abrindo assim um novo capítulo na circulação de veículos sem condutor. A comissão de reguladores da Califórnia votou a favor de 3 contra 1, depois de terem avaliado que as empresas cumpriam os requisitos das licenças, assim como a audição pública sobre os serviços.

Táxis sem motorista da Waymo já servem mais de 10 mil viagens por semana. Empresa reforça São Francisco
Táxis sem motorista da Waymo já servem mais de 10 mil viagens por semana. Empresa reforça São Francisco
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A Waymo refere que nas próximas semanas vai começar a cobrar as taxas para as viagens pela cidade e gradualmente vai dar as boas-vindas a mais passageiros e mostrar aos habitantes de São Francisco as vantagens da experiência de mobilidade, segurança, sustentabilidade e acessibilidade dos veículos autónomos, à distância de um premir de botão.

A empresa diz que a sua lista de espera continua a crescer, contando com mais de 100 mil inscrições na sua aplicação. Mas garante que para o serviço ser viável, a sua expansão será gradual.

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Atualmente, a frota da Cruise é composta por cerca de 300 táxis autónomos, aqueles que circulavam de dia a fazer serviços gratuitos. De noite utilizava 100 veículos em que a empresa podia cobrar as viagens em partes menos congestionadas de São Francisco, nos últimos 14 meses.

A Waymo tem vindo a testar 100 dos 250 veículos autónomos que deram boleia a voluntários e empregados da empresa, refere a AP News.

A autorização para a expansão do negócio das empresas não chega sem as preocupações associadas, pelos problemas recorrentes dos veículos, sejam paragens inesperadas ou comportamentos erráticos que podem resultar em bloqueios do trânsito.