Nos últimos anos, São Francisco tornou-se uma espécie de tubo de ensaio para os serviços de táxis autónomos. Empresas como a Waymo da Alphabet e a Cruise da General Motors, procuram expandir os seus serviços a outras cidades dos Estados Unidos. As autoridades dos transportes já demonstraram receios em relação ao desempenho dos serviços e pediram aos reguladores que retardassem os planos de expansão das empresas.

Alheia a polémicas, a Waymo One revelou que duplicou a área de serviço na área metropolitana de Phoenix, mantendo o seu plano de crescimento em São Francisco. E não pretende abrandar na sua estratégia de ligar cada vez mais comunidade e servir os seus clientes.

Autoridades de São Francisco querem bloquear aumento de táxis autónomos na cidade
Autoridades de São Francisco querem bloquear aumento de táxis autónomos na cidade
Ver artigo

A baixa da cidade e o território de East Valley em Phoenix viram os serviços alargados, numa expansão que chegou também a Scottsdale pela primeira vez, cobrindo praticamente toda a área de Tempe, assim como acesso adicional a Chandler e Mesa. A empresa diz que através da app, os estudantes da Universidade de Arizona podem comutar entre os campus, assim como os jogadores de golfe em férias podem utilizar o serviço de mobilidade.

Veja na galeria imagens da expansão do território da Waymo One:

A expansão da área de serviço representa um total de 290 quilómetros quadrados da área do The Valley, que a empresa considera ser a maior cobertura de serviços autónomos do mundo. E atualmente, a Waymo diz que quadruplicou a área de operações, quando comparado com o início da oferta pública em 2020.

A Waymo abriu um segundo ponto de acesso ao aeroporto internacional Phoenix Sky Harbor na estação PHX SkyTrain na 24st Street. A empresa diz que o aeroporto serviu mais de 44 milhões de passageiros no ano passado, numa média de 120 mil por dia, números que quer capitalizar como oportunidades comerciais para aumentar as suas operações.

Veja na galeria imagens dos veículos da Waymo:

A transportar clientes pela cidade num serviço 24/7, a Waymo diz que já serviu milhares de pessoas desde que começou as suas operações no final de 2022. E destaca que tem dezenas de milhares de pessoas na sua lista de espera, ao mesmo tempo que continua à espera da autorização final para oferecer um serviço pago. A empresa diz que serve atualmente 10 mil viagens por semana a utilizadores públicos, não incluindo os seus empregados. A última expansão prevê multiplicar estes números por 10 vezes no próximo verão.

Além da expansão, a Waymo diz que introduziu novas atualizações-chave de software para aumentar a segurança do serviço. Foi melhorada a deteção de gestos das mãos, manobras multiponto mais versáteis e melhorias na performance de condução em diferentes condições meteorológicas, tais como nevoeiro denso. A empresa passou também a permitir até quatro passageiros em cada veículo.