A Sony pretende continuar a puxar pela tecnologia no campo fotográfico e a sua nova Alpha 9 III assume-se como a primeira equipada com um sensor de imagem full-frame com obturador global. A tecnologia permite captar imagens a uma velocidade de disparo até 120 frames por segundo, sem sinais de distorção ou blackout da câmara, diz a fabricante.

O sensor inclui o novo sistema de autofoco automático, alimentado por inteligência artificial, capaz de executar até 120 vezes mais cálculos de focagem AF/AE por segundo. E também a capacidade de sincronizar o flash a todas as velocidades de captação. Segundo Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing IP&S da Sony Europe, a máquina foi concebida a pensar nas necessidades e exigências de fotógrafos profissionais. E isso percebe-se nas atualizações em toda a sua linha, desde o sensor, o seu tamanho, a disposição dos botões e funções do menu, otimizados em consideração ao feedback recolhido pelos utilizadores de anteriores modelos.

Veja na galeria imagens da Sony Alpha 9 III

A Alpha 9 III consegue obter imagens a 24,6 MP efetivos, tem memória integrada e claro, é alimentada pelo novo motor de processamento de imagem, o BIONZ XR, o mesmo utilizado na série Alpha 7C. A tecnologia de inteligência artificial ajuda no reconhecimento em tempo real do autofoco, detetando uma grande variedade de sujeitos com mais precisão, explica a marca.

Combinado a IA com o AF, a Sony diz que a sua câmara fotografa mais facilmente cenas rápidas, que não podem ser captadas a olho nu. Além disso, a câmara tem estabilizador ótico de cinco eixos no corpo.

Relativamente ao vídeo, a câmara profissional garante a captação de imagens num veículo em movimento ou apanhando sujeitos que se deslocam com velocidade. E o modelo é a primeira da série Alpha a suportar a gravação de vídeos com resolução 4K a 120 fps sem cortes. E inclui a tecnologia S-Cinetone, introduzida na câmara que a Sony criou para cinema digital VENICE. O modelo inclui tecnologia S-Log3 e também compatível com a aplicação móvel “Monitor & Control” da Sony para criadores de vídeo.

Veja o vídeo

Os utilizadores deste modelo profissional podem ainda adquirir à parte a pega vertical VG-C5, facilitando a captura de imagens verticais, de uma forma mais confortável. A sua pega e a área do botão do obturador têm o mesmo design que o corpo da câmara, para que não haja diferença ergonómica na sua utilização.

A câmara tem um visor com ecrã OLD Quad XGA, com 9,44 milhões de pontos, mais brilho. O modelo oferece sistemas de reprodução de imagens mais rapidamente. E os seus microfones integrados garantem a gravação de vlogs com melhor qualidade de som, mesmo em locais com mais ruído.

O modelo chega ao mercado em janeiro de 2024, por um preço de cerca de 7.000 euros. A sua pega VG-C5 chega na mesma altura e vai custar 450 euros.