Procurando combinar a melhor tecnologia de cinema digital com funcionalidades de imagem avançadas das câmaras Alpha sem espelho, a Sony revelou a FX3, um modelo que pretende oferecer visuais mais cinematográficos aos criadores de conteúdos. A fabricante destaca as funcionalidades profissionais, fornecendo a qualidade e usabilidade para imagens de pequena escala e a captação realizada por apenas uma pessoa.

Nesse sentido, entre as funcionalidades destacadas encontram-se o empenho de focagem e a estabilização ótica de imagem considerada topo de gama. Procura ainda oferecer um design de captação manual, com um sistema de dissipação de calor avançada, juntamente com uma ventoinha para arrefecimento, para maior conforto durante longos períodos de utilização e gravação. Promete assim a gravação ininterrupta de vídeo 4K a 60 FPS sem o perigo de se desligar por sobreaquecimento. Ao mesmo tempo, a Sony salienta o corpo compacto para maior mobilidade dos seus utilizadores.

A câmara tem um censor CMOS Exmor full-frame retroiluminado com 10,2 megapixéis para a gravação de vídeo (e 12,1 megapixéis efetivos para fotografias). O motor de processamento de imagem BIONZ XR promete assegurar uma alta sensibilidade com um nível de ruído reduzido. A gama ISO standard é de 80 a 102,400 (expansível até 409,600 durante a gravação de filmes).

A FX3 permite obter visuais cinematográficos sem a necessidade de pós-produção, utilizando a sua tecnologia S-Cinetone, baseado na ciência de cores da câmara Venice da Sony. A câmara suporta ainda a gravação de vídeo em 4K até 120 FPS, assim como imagens em câmara lenta na mesma resolução e com focagem automática.

O equipamento inclui cinco orifícios roscados (1/4-20 UNC) para permitir o acoplamento de acessórios compatíveis, arrumados de forma a facilitar o transporte e captação manual. Entre os acessórios, pode introduzir visores externos, gravadores, recetores de microfone em fios, e outros elementos que necessite nos trabalhos. Suporta ainda a ligação de dois microfones XLR, e nas definições da câmara pode optar por gravar em 4 canais a 24 bits.

Procurando inspiração no uso intenso dado aos smartphones, esta FX3 para além do sistema de refrigeração avançado, suporta carregamento rápido quando fica sem bateria. A câmara apresenta ainda duas ranhuras para cartões, compatíveis com com CFexpress Type A e SDXC UHS-I/UHS-II, seja para a captação encadeada ou de reserva.

A câmara Sony FX3 chega ao mercado no final de março, com um preço de 4.700 euros.