Os dados estavam lançados sobre a possibilidade da Sony lançar uma versão remodelada e mais pequena da PS5, a Slim. E foi a rival Microsoft a primeira a partilhar publicamente essa informação durante o processo de tribunal sobre a compra da Activision. Os primeiros rumores da versão Slim surgiram no ano passado, referindo-se à possibilidade da Sony estar a preparar uma versão da PlayStation 5 com um leitor de disco Blue-ray amovível e com um lançamento provável para setembro de 2023.

Veja na galeria imagens da PS5 Slim:

Não foi em setembro, mas sim em novembro que a Sony vai mesmo lançar a nova versão com as características que tinham sido alvo de rumor. A PS5 Slim terá então uma unidade de armazenamento interno de 1 TB, tanto para a versão normal como a Digital Edition.

Todas as funcionalidades da versão atual estarão presentes na PS5 Slim. A grande diferença é então o leitor de Blue-Ray que é amovível ou em contrapartida, pode optar por adicionar um SSD com mais 1 TB. Ou seja, os jogadores que deem prioridade ao digital podem aumentar a capacidade para 2 TB e aqueles que continuam a preferir o formato físico podem optar por escolher o leitor de discos.

Sony vai lançar PlayStation 5 Slim em 2023? A Microsoft acha que sim
Sony vai lançar PlayStation 5 Slim em 2023? A Microsoft acha que sim
Ver artigo

O modelo Slim inclui um suporte horizontal, mas se desejar colocar em pé terá de comprar o suporte vertical, compatível com todos os modelos PS5, por um preço de 29,99 euros. A nova consola terá também quatro painéis de cobertura em separado. Caso opte por adquirir a versão digital da consola, poderá mais tarde adicionar o leitor de Blue-ray vendido à parte por 119,99 euros. Quanto ao preço da consola, a versão com disco vai custar 549,99 euros e a versão digital será 449,99 euros.

A Sony diz que o modelo chega em novembro aos Estados Unidos e nos meses seguintes ao resto do mundo. "Uma vez que o atual inventário do modelo atual de PS5 seja vendido, a nova PS5 passará a ser o único modelo disponível".