Há algum tempo que correm rumores de que a Sony poderia lançar uma versão remodelada da PlayStation 5. O eventual lançamento de uma versão Pro não seria de estranhar, olhando para o habitual ciclo passado das suas consolas, mas uma versão Slim também é uma possibilidade. E essa parece ser a certeza da Microsoft, que considera que a sua rival Sony vai lançar uma PS5 Slim ainda em 2023.

A informação foi partilhada pela gigante tecnológica durante as audições em tribunal no caso contra o regulador dos Estados Unidos FTC, sobre o caso da aquisição da Activision Blizzard. Do documento da audição, a gigante tecnológica estava a fazer comparações entre as suas consolas e as da Sony, acusando a FTC de na sua análise não distinguir as ofertas de entrada de gama, referindo-se ao lançamento provável da PlayStation 5 Slim no final do ano a um preço que rondará o valor da PS5 Digital, de 399,99 dólares. E ainda faz uma referência à eventual PlayStation Pro para um futuro próximo.

Os primeiros rumores da versão Slim surgiram no ano passado, referindo-se à possibilidade da Sony estar a preparar uma versão da PlayStation 5 com um leitor de disco amovível e com um lançamento provável para setembro de 2023. Este poderá ser o modelo Slim de que se está a falar, na possibilidade de adquirir a consola com um leitor opcional vendido à parte. Ou então um bundle com a consola e o respetivo leitor. O modelo seria diferente da versão digital, que simplesmente descarta o leitor de discos.

Além de falar do possível modelo PS5 Slim, no documento do tribunal, a Microsoft também faz a previsão de que a Sony poderá lançar a sua consola portátil Project Q a um preço abaixo dos 300 dólares. A consola anunciada em maio funcionará como um acessório da PS5, para uma experiência de streaming dos jogos no modo Remote Play.

As audições em tribunal sobre a aquisição da Activision pela Microsoft têm relevado informações relevantes sobre os bastidores da indústria. Uma delas diz respeito ao facto da Microsoft ter considerado adquirir a SEGA, a Bungie e a IO Interactive, entre outras empresas ligadas ao mercado dos jogos, nos últimos anos. As intenções estão demonstradas numa troca de emails incluída nas audiências entre a Microsoft e a FTC.