De acordo com um relatório da PageFair e da Priori Data, o número de smartphones com bloqueadores de anúncios instalados aumentou cerca de 90% durante o último ano. Mais concretamente, são cerca de 419 milhões as pessoas a utilizar este software nos seus equipamentos.

O documento nota ainda que a utilização de ad blockers é mais frequente na Índia, Indonésia, China e Paquistão. Nos dois primeiros países, cerca de 66% dos utilizadores de smartphones utiliza bloqueadores de anúncios. 

Os valores registados na Europa e na América do Norte contrastam com estas percentagens. Nestas regiões, “apenas” 14 milhões de pessoas utilizam bloqueadores de anúncios com frequência. Nos Estados Unidos, só 2% dos smartphones têm software deste tipo instalado.
Sean Blachfield, CEO da PageFair, considera que estes números acabarão por aumentar. “É apenas uma questão de tempo até os ad blockers móveis chegarem ao Ocidente” comentou ao The New York Times. 

O relatório sugere que esta discrepância tem como justificação a quantidade e qualidade das ligações de dados móveis disponíveis em cada país; nos países com valores mais reduzidos, a qualidade e quantidade da internet cria a necessidade de reduzir os tempos de carregamento de cada página e a quantidade de dados utilizados, o que é possível com um ad blocker.
No estudo fica também especificado que os bloqueadores de anúncios preferidos têm sido os browsers com esta funcionalidade integrada. Neste aspeto é o UC Browser a aplicação que se destaca. 

Num relatório anterior, a PageFair estimou que a utilização de ad blockers provocou uma redução na ordem dos 21,8 mil milhões de dólares nas receitas de 2015 das publicações online.

“Bloqueadores de anúncios móveis são uma verdadeira ameaça ao futuro dos media e do jornalismo nos mercados emergentes” pode ler-se no relatório. 

Atualmente, já existem várias empresas a ajudar publicações a contornar as consequências da utilização dos bloqueadores de anúncios. Uma delas é exatamente a PageFair.