Mais de três quartos (76%) das empresas de comércio eletrónico a operar em Portugal já tiram partido de ferramentas de inteligência artificial. Destas, 24% já têm este tipo de tecnologia totalmente implementada, enquanto 52% estão em fase de testes e experimentação e 24% continuam a avaliar se e como a IA pode ser implementada na sua organização.

Estes dados, agora revelados pelo relatório State of Commerce da Salesforce, alinham com outros números já apurados, onde se concluiu que 17% de todas as encomendas de compras de Natal, no valor de 199 mil milhões de dólares, terão sido este ano já influenciadas por IA.

Antes disso, na Cyber Monday, a IA terá influenciado compras no valor de 51 mil milhões de dólares, contribuindo para um final de ano (novembro e dezembro), em que as vendas online terão atingido um volume global de 1,17 biliões de dólares, mais 3% que no ano anterior. O desconto médio em toda a época de compras de Natal, por seu lado, manteve-se nos 21%, o valor mais alto desde o início da pandemia.

Voltando ao novo estudo da Salesforce, e recuando mais um pouco no ano, a pesquisa apurou também que os pagamentos digitais continuam a crescer, nomeadamente através de soluções inovadoras como as carteiras digitais, cuja utilização aumentou 56% no terceiro trimestre de 2023. Os comerciantes acompanham a tendência e 57% das empresas em Portugal já aceitam pagamentos com o Apple Pay.

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Outra conclusão da pesquisa, mostra que as funções de venda e comércio já não estão limitadas às montras digitais, ou às aplicações móveis das empresas. “Por exemplo, 40% das empresas em Portugal têm funções de captura de pagamentos em emails de marketing, e 94% registam aumentos de faturação nos canais de serviço ao cliente”, refere a Salesforce.

O relatório State of Commerce reúne dados de 2.700 operadores de e-commerce em 15 países. Portugal faz-se representar com as respostas de 100 inquiridos e também através da análise global dos comportamentos de compra de mais de 1,5 mil milhões de clientes (B2B e B2C), que complementa a pesquisa.

Os dados para o estudo foram recolhidos entre 6 de outubro e 8 de novembro de 2023, com entrevistas na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América. A análise da atividade de consumo cobre tendências em 64 países, entre o terceiro trimestre de 2022 e 2023.