Quase 97% dos portugueses que utilizam redes sociais têm perfil no Facebook. Os dados foram divulgados ontem pela Marktest e ajudam a ilustrar a confortável liderança que a maior rede social do mundo também já assegura em Portugal.

O Facebook é principalmente usado para enviar e receber mensagens, uma funcionalidade a que recorrem 75,8% dos 96,7% dos utilizadores do serviço. Há ainda uma percentagem representativa de 71,2% que o usam para comentar publicações de amigos e 62,4% que recorrem ao chat.

De acordo com a análise, que combina dados recolhidos em 2011, o segundo serviço do género mais usado é o Hi5, onde 42,7% dos utilizadores asseguram presença. Recorde-se que, até dezembro de 2009, o Hi5 era a rede social mais usada em território nacional.

O YouTube afirma-se agora como a terceira rede social mais usada em Portugal: 35,8% dos que utilizam este tipo de serviços afirmaram ter conta na comunidade destinada à partilha de vídeos.

[caption][/caption]

O estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2011 procurou também avaliar também o perfil dos internautas que a eles recorrem. Enquanto o Facebook é "consensual entre a população", as diferenças surgem quando olhamos para os restantes sites listados no ranking.

Segundo a Marktest, "os homens apresentam maior afinidade com o Google+ e as mulheres com o Netlog". Os internautas com idades entre os 35 e 44 anos preferem o LinkedIn, enquanto os pertencentes a classes sociais mais elevadas se concentram no Flickr.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes