Todos os canais portugueses com mais de cem seguidores e com publicações regulares no Youtube vão poder transmitir eventos em direto a partir da plataforma de vídeos, igualando assim uma funcionalidade que até aqui só estava disponível para os parceiros de conteúdos e para canais com mil seguidores.

A novidade foi avançada pela Google num dos blogues do Youtube e tem como objetivo equilibrar a barreira entre os diferentes produtores de conteúdos, inclusive os mais "amadores".

Nas definições de conta já é possível encontrar a opção de "Eventos em direto", mas a opção ainda deve estar desativada para os novos utilizadores onde a ferramenta vai ser elegível. Durante as próximas semanas a funcionalidade vai ficar gradualmente disponível para utilizadores de todo o mundo.

Vai ser possível configurar eventos transmitidos com recurso a mais do que uma câmara e gerir em detalhe as audiências da transmissão.

Recentemente a Google decidiu fortalecer a aposta do Youtube em Portugal, lançando uma versão localizada do site e apostando numa rede mais ampla de anunciantes e parceiros de conteúdos. A monetização dos vídeos também só ficou disponível para os utilizadores nacionais durante o mês de abril.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico