A Google continua a trabalhar em novas funcionalidades para tornar a navegação na internet mais rápida e mais cómoda para os utilizadores. Recentemente foi avistado um sistema de agrupamento de abas, capaz de organizar automaticamente as páginas abertas em simultâneo. A gigante tecnológica ainda não oficializou essa novidade para o Chrome, mas anunciou cinco novidades para acelerar e melhorara a experiência de navegação no browser para a barra de endereços.

A primeira novidade é o sistema de preenchimento automático de endereços mais inteligente. Anteriormente, o Chrome apenas completava endereços na barra se o início fosse escrito corretamente. Isso obrigava os utilizadores a saberem como começa um endereço de uma página que desejam aceder. Por exemplo, para aceder ao website Google Flights, os utilizadores teriam de começar a escrever Google.com até o sistema sugerir o resto.

Veja na galeria as novidades da barra de endereços do Chrome:

Quando a atualização for lançada, será possível escrever apenas “Flights” na barra de endereços da versão desktop do Chrome, que o sistema vai completar automaticamente os endereços com base em palavras que tenha previamente usado na pesquisa de um website. Neste caso seria completo para https://www.google.com/travel/flights.

Outra novidade é a capacidade do Chrome detetar enganos quando escreve um endereço na barra e imediatamente mostra sugestões, mais uma vez tendo como base anteriores websites que tenha visitado. Esta funcionalidade já está disponível a partir de hoje para as versões iOS, Android e desktop do Chrome.

Vai ser possível pesquisar nas pastas de atalhos de endereços diretamente a partir da barra do Chrome, nas versões para smartphones e desktop. Quando faz a pesquisa basta incluir o nome da pasta e vão ser listadas sugestões dessa coleção.

Tem sempre 500 abas do Chrome abertas ao mesmo tempo? Google está a preparar uma novidade para as organizar
Tem sempre 500 abas do Chrome abertas ao mesmo tempo? Google está a preparar uma novidade para as organizar
Ver artigo

A partir de hoje, o Chrome passa a sugerir websites populares mesmo que nunca tenha visitado. Por exemplo, um amigo falou-lhe na visita de um website que recomenda, mas não entendeu bem como se escreve. Pode tentar escrever o nome, mesmo com erro, que o Chrome vai sugerir o nome e endereço correto. Por exemplo, em conversa alguém fala no Google Earth, e ao tentar escrever “Googleeart” o sistema procura corrigir e sugerir o correto.

Por fim, além das atualizações, a Google está a refinar o aspeto visual da barra de endereços para ser mais fácil de ler, para responder melhor os resultados das pesquisas dos utilizadores.