Ao configurar a autenticação de dois fatores na rede social de Mark Zuckerberg, o utilizador introduz o contato telefónico para receber uma sms automática com um código de segurança sempre que tentar fazer login.

Só que uma vulnerabilidade no sistema de segurança parece estar a aproveitar esses contatos para enviar mensagens com spam aos utilizadores da rede social.

O problema foi descoberto por um engenheiro de software que, depois de habilitar a autenticação de dois fatores, passou a receber notificações por mensagem sempre que alguém partilhava uma foto ou um link no seu perfil na rede social.

A jornalista do Gizmodo, Kate Conger, referiu que depois de passar uns meses sem fazer login, começou a receber mensagens com alguma frequência.

O Facebook informou, em comunicado, que “dá às pessoas controlo sobre as suas notificações, incluindo aquelas relacionadas com recursos de segurança, como a  autenticação de dois fatores”.

Recorde-se que no início do ano, a rede social publicou os seus princípios de privacidade para ensinar os utilizadores a gerir os seus dados pessoais na plataforma.