A Google tem um plano para acabar com os cookies de terceiros no Chrome. O projeto da Privacy Sandbox evoluiu ao longo do tempo, entre mudanças na timeline de implementação e a substituição da controversa tecnologia FLoC pelos Topics. Agora, a gigante de Mountain View apresenta os primeiros resultados dos testes realizados. 

A empresa explica que, durante os três primeiros meses de 2023, as plataformas de anúncios da Google fizeram uma experiência para perceber o desempenho das soluções de segmentação baseadas em interesses (IBA) quando dependem de uma combinação de sinais desenhados para preservar a privacidade.

Além da API dos Topics, os sinais incluíam informações contextuais e identificadores primários. Numa parcela comum de tráfego do Chrome foram criadas duas experiências, uma com cookies de terceiros e outra com a combinação de sinais para soluções IBA. Na segunda delas foi mantido o uso de cookies de terceiros para outros fins, como medição e remarketing.

Os resultados permitiram verificar que as soluções de segmentação baseadas em interesses com sinais se mostraram “promissoras face aos cookies de terceiros”, afirma a Google. Segundo a tecnológica, com a utilização de soluções de segmentação baseadas em interesses com sinais, os gastos dos anunciantes do Google Ads “caíram entre 2 e 7% face aos resultados baseados em cookies de terceiros”.

“Ao nível da conversão por dólar, como proxy de retorno sobre o investimento, o decréscimo foi entre 1 e 3%”, detalha. A empresa verificou também que as “taxas de clique permaneceram dentro de 90% do status quo”, observando um desempenho semelhante no Display & Video 360.

Regulador britânico aprova Privacy Sandbox da Google. Luz verde para o fim dos cookies no Chrome
Regulador britânico aprova Privacy Sandbox da Google. Luz verde para o fim dos cookies no Chrome
Ver artigo

As soluções de otimização baseadas em Inteligência Artificial podem também ter um impacto positivo no desempenho das campanhas. A empresa realça, no entanto, que os resultados “não devem ser considerados como um indicador inequívoco do desempenho das audiências baseadas em interesses (IBA) da Google após o fim do suporte aos cookies de terceiros” e que os resultados de futuras experiências poderão variar.

A empresa planeia realizar mais testes ao longo dos próximos meses, em consulta com a Autoridade Britânica da Concorrência e dos Mercados.