A OpenAI vai anunciar um motor de busca assente em inteligência artificial, avançaram duas fontes à agência de notícias Reuters. A novidade poderá ser apresentada segunda-feira, na véspera do encontro anual de programadores da Google, no qual a gigante tecnológica deverá revelar um conjunto de produtos relacionados com IA (Gemini e Gemma).

A confirmar-se será mais um concorrente no mercado dos motores de busca, mas a OpenAI preferiu não comentar a informação.

O The Information e a Bloomberg noticiaram que a OpenAI, apoiada pela Microsoft, está a trabalhar num motor de busca para competir com o Google Search da Alphabet e com a Perplexity, uma startup de pesquisa de IA bem financiada, que já integra tops de serviços de IA generativa.

Microsoft e OpenAI investem 100 mil milhões de dólares em supercomputador para IA e novo centro de dados
Microsoft e OpenAI investem 100 mil milhões de dólares em supercomputador para IA e novo centro de dados
Ver artigo

O motor de pesquisa da OpenAI será uma extensão do ChatGPT, um serviço de chatbot, assente em modelos de IA avançados, que interage com humanos em linguagem natural, apresentado ao mundo no final de 2022 e que abriu as portas à democratização do acesso à inteligência artificial generativa.

O novo produto da OpenAI irá buscar informação à web, incluindo citações, explica a Bloomberg. O ChatGPT não permite ainda encontrar informação em tempo real e atualizada a partir da Web. É a própria ferramenta que alerta “o ChatGPT pode cometer erros. Verifique as informações importantes”.

Há cerca de um ano, o ChatGPT foi integrado no Microsoft Bing. Entretanto, a Google anunciou funcionalidades de IA generativa no motor de busca, incluindo em português.