A Google tem vindo a adicionar novas funcionalidades ao seu modelo de inteligência artificial Gemini, permitindo aos utilizadores obterem melhores resultados na interação com as aplicações e serviços. Mas esta semana, a tecnológica expandiu o modelo a mais idiomas, incluindo o português de Portugal. Isso significa que os utilizadores podem agora interagir com o sistema, adicionando as prompts em português, facilitando a produtividade e a criatividade.

As extensões do Gemini para as principais aplicações da Google passaram a suportar o nosso idioma, desde a gestão do correio no Gmail, a pesquisa de vídeos no YouTube, entre outras funcionalidades sem sair da janela de conversação com a IA.

Veja na galeria imagens das extensões do Gemini

Os utilizadores podem controlar as suas definições de privacidade, não apenas na forma como desejam utilizar estas extensões de IA para as apps e serviços, como simplesmente desativá-las quando entenderem.

Pode aceder ao modelo em Gemini.google.com e iniciar uma conversa. Para ativar as extensões, pode clicar na roda dentada no canto inferior esquerdo das definições e escolher essa função. Passará a ter botões para ligar e desligar as extensões no Google Maps, Voos, Workspace, Hotéis e YouTube. Mas do que se tratam as extensões? Basicamente pode obter respostas em tempo real das aplicações referidas na mesma janela de conversa, sem ter de visitar as respetivas plataformas. 

No próximo mês de junho está previsto o lançamento do Google Vids, uma aplicação de criação de vídeo com inteligência artificial, que será lançada no Workspace Labs. Qualquer pessoa pode criar um vídeo com um assistente que junta a produção e edição, gerando um storyboard a partir de alguns comandos e dando a possibilidade de editar e escolher um estilo, imagens e música.