A Cloudflare fez um balanço do ano sobre o comportamento dos internautas durante a sua vida online, sejam os serviços de internet, as redes sociais, os sistemas de inteligência artificial generativa mais populares e outros dados. A plataforma refere que além do ranking global dos mais populares na internet, foram criadas nove categorias adicionais, que incluem IA generativa (a novidade este ano), redes sociais, e-commerce, streaming de vídeo, notícias, serviços de mensagens, metaverso & gaming, financeiros e cripto.

Foi utilizado o mesmo método de cálculo de 2022, através da análise anónima dos dados DNS Resolver público, utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo. Foram agregados os domínios pertencentes a um serviço online, por exemplo, o twitter.com e o X.com foram unidos. Por outro lado, foram identificados os websites que oferecem serviços a humanos. São assim descartados domínios como cloudflare-dns.com, por exemplo. A Cloudflare salienta que os dados são relativos à popularidade e não de tráfego absoluto dos serviços.

Veja na galeria os gráficos das alterações ao longo do ano das posições dos serviços

Referindo-se à novidade do ChatGPT da OpenAI, lançado no final de novembro de 2022, a empresa encontra-se agora próxima do top 10 dos serviços mais populares de internet. E no e-commerce, o Marketplace Temu também cresceu bastante, tendo ultrapassado alguns gigantes. Já nas redes sociais, o X perdeu terreno no ranking global, mas mantém-se relevante. O recente Threads da Meta continua a ganhar terreno na sua categoria. As tendências de notícias também cresceram, sendo destacados pontos como a crise bancária nos Estados Unidos em março, a implosão do submarino Titan, a rebelião do Grupo Wagner e claro, o ataque do Hamas a Israel em outubro.

Começando pelos serviços de internet mais populares a nível global, o Google continua a liderar a lista. Seguem-se o Facebook, Apple, TikTok, Microsoft, YouTube, AWS, Instagram, Amazon e iCloud. O Facebook foi também consistente ao longo do ano e a Apple esteve geralmente em terceiro lugar, apontou a Cloudflare. Salienta ainda que o décimo lugar deste topo costuma rodar entre o iCloud, Neflix e Microsoft Office.

Na nova categoria relativa à IA generativa, obviamente que o vencedor do ano foi a OpenAI, muito graças ao sucesso do ChatGPT. Segue-se na lista o character.ai, o QuillBot, o Hugging Face, o Poe, Perplexity, Wordtune, Bard, ProWritingAid e Voicemod. Tirando o primeiro lugar, durante o ano a lista foi alternando nas posições.

Relativamente ao top das redes sociais, o Facebook continua a liderar, seguindo-se no pódio o TikTok e Instagram. O Twitter/X surge em quarto lugar, seguindo-se o Snapchat, LinkedIn, Discord, Reddit, Pinterest e Kwai. Não houve muita história na lista, tendo sido registado uma troca entre o Twitter com o Instagram quando houve a mudança no nome da rede social, mas depois disso nunca mais houve mudanças no pódio.

O e-commerce manteve a Amazon como a principal plataforma da categoria, mas houve um grande destaque ao Temu, que foi uma das surpresas do último ano. Sendo uma plataforma recente no ocidente, esta chegou ao sétimo lugar e poderá continuar a subir no futuro. O segundo lugar encontra-se o Taobao, em terceiro o eBay, seguem-se o Shopify, Alibaba, AliExpress, o Temu, Rakuten, Mercado Libre e o Walmart. Notou-se a queda do eBay do segundo para o terceiro posto face a 2022.

O YouTube continua a ser o principal serviço de streaming de vídeo, sem contestação. O pódio fica completo com o Netflix em segundo e a Twitch em terceiro. De notar que o Netflix é uma plataforma com subscrição, sendo dessa forma a primeira nessa categoria. No resto da lista de streaming encontra-se o Roku em quarto, a Disney Plus, Prime Video, Hulu, HBO Max, Vimeo e Pluto TV.

A brasileira Globo dominou a tabela da categoria Notícias, seguindo-se a BBC e a Fox News no pódio. A lista continua com a CNN, NY Times, Daily Mail, Washington Post, The Guardian, NPR e o Wall Street Journal. Nos serviços de mensagens, o WhatsApp foi o mais usado, seguindo-se o QQ, Viber, Telegram, LINE, Signal, WeChat, Messenger, GroupMe e Kik. O serviço QQ pertence à Tencent, incluindo gaming e pagamentos mobile, sendo popular na Ásia.

A Cloudflare juntou no mesmo topo as categorias de gaming e metaverso, isto devido ao facto dos únicos dois títulos conectados ao metaverso são, na verdade videojogos: Roblox e Fortnite. Assim, Roblox é o vencedor do ano, seguindo-se a Xbox Live e Fortnite em terceiro. O resto da lista é composta pela PlayStation, Oculus (o hardware da Meta que também é a “chave” para a entrada do metaverso da empresa), o Steam, Electronic Arts, Blizzard, Nintendo e League of Legends.

A Stripe foi a líder dos serviços financeiros, derrotando o PayPal do primeiro lugar este ano. Segue-se em terceiro o Alipay. A lista continua com o TradingView, Nubank, Intuit, American Express, Binance, Bradesco Bank e CoinGecko. Em ano que ditou a falência da FTX, a plataforma mais acedida foi a Binance, seguindo-se a CoinGecko, Coinbase, CoinMarketCap, NiceHash, OKX, MEXC, CryptoCompare, Kraken e Crypto.com.