Em declarações à Lusa, Carlos Cabreiro, diretor da unidade da Polícia Judiciária, referiu que a origem do ataque ainda não é conhecida. "É algo que estamos a apurar", admitiu.

O responsável mencionou ainda que o ciberataque foi "dirigido essencialmente a empresas de telecomunicações ou com alguma projeção", mas pode infetar qualquer pessoa que tenha interação com essas empresas, organizações ou particulares.

Carlos Cabreiro disse também à Lusa que algumas empresas conceituadas, que dispõe de engenheiros informáticos próprios, estão a analisar o nível de impacto e a tomar medidas para lidar com o problema.

Ciberataque mundial controlado na Europa
Ciberataque mundial controlado na Europa
Ver artigo

Esta manhã, a Europol já "classificou" a situação como estável. "Parece que muitos peritos de segurança andaram a fazer trabalho de casa durante o fim de semana e correram as atualizações de sotware”, afirmou Jan Op Gen Oorth, porta-voz da polícia europeia, citado pela France-Presse.

Anatomia de um ataque: tudo o que precisa de saber sobre o WannaCry e o seu impacto
Anatomia de um ataque: tudo o que precisa de saber sobre o WannaCry e o seu impacto
Ver artigo

Recordamos que o TeK tem estado a acompanhar toda a informação sobre os ciberataques e preparou um artigo que vai estar em atualização ao longo do dia e que reúne as respostas às principais dúvidas sobre a situação, nomeadamente qual a origem do ataque, o que é possível fazer para evitar ser afetado ou a quem recorrer se isso acontecer.

.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.