
Em declarações à Lusa, Carlos Cabreiro, diretor da unidade da Polícia Judiciária, referiu que a origem do ataque ainda não é conhecida. "É algo que estamos a apurar", admitiu.
O responsável mencionou ainda que o ciberataque foi "dirigido essencialmente a empresas de telecomunicações ou com alguma projeção", mas pode infetar qualquer pessoa que tenha interação com essas empresas, organizações ou particulares.
Carlos Cabreiro disse também à Lusa que algumas empresas conceituadas, que dispõe de engenheiros informáticos próprios, estão a analisar o nível de impacto e a tomar medidas para lidar com o problema.
Esta manhã, a Europol já "classificou" a situação como estável. "Parece que muitos peritos de segurança andaram a fazer trabalho de casa durante o fim de semana e correram as atualizações de sotware”, afirmou Jan Op Gen Oorth, porta-voz da polícia europeia, citado pela France-Presse.
Recordamos que o TeK tem estado a acompanhar toda a informação sobre os ciberataques e preparou um artigo que vai estar em atualização ao longo do dia e que reúne as respostas às principais dúvidas sobre a situação, nomeadamente qual a origem do ataque, o que é possível fazer para evitar ser afetado ou a quem recorrer se isso acontecer.
.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários